Como viver de música – parte 1

viver de música

Por Michael de Souza

Um amigo, que é um bom cantor, me chamou pra tocar porque precisava de alguém com transporte e equipamento. Foi uma daquelas noites em que tudo dá certo, o som estava ótimo e o público curtindo e participando bastante. No final da apresentação, o contratante veio parabenizar o grupo pela apresentação e perguntou: vocês vivem de música?

O cantor foi o primeiro a dizer que “não dá pra viver de música, eu tenho o meu trabalho, isso aqui é só uma diversão”. Ele me chamou porque não tinha o equipamento e o carro para carregar. Ele trabalha com outra coisa, e eu que sou músico tinha o carro e tinha o equipamento.

Não dá pra viver de música? Como assim?
Existem milhares de profissões, no mundo, que não conhecemos. Conhecemos as que estão próximas, as que algum amigo exerce, etc.

As pessoas não precisam saber sempre que música é uma profissão e que é possível sustentar sua vida e sua família com ela, mas o músico ou entusiasta tem a obrigação de saber que existem muitos músicos bem sucedidos vivendo bem sem estar no mainstream. 

Geralmente, quem reclama de viver de música mantém uma postura de vida que torna difícil viver de qualquer coisa.

O maior problema da profissão é que seu patrão é você mesmo. Como seu patrão ama você, ele acaba fazendo muitas concessões, acaba lhe dando muita liberdade, fazendo vista grossa para a sua preguiça, acaba não punindo os seus erros, sempre bonifica você, mesmo que você não mereça.

Como consequência, você se torna um péssimo funcionário. Seu patrão (que é você mesmo), continua não fazendo nada porque ele ama muito o funcionário (que também é você mesmo).

A principal diferença entre música e outras profissões, é que geralmente você não tem um patrão nos mesmos moldes. Na música, se você não produz, não dá aulas, não grava, não estuda, não toca, etc, você não recebe. Em qualquer outro trabalho também é assim. A diferença é que tem uma pessoa pra cobrar de você. 

Quando nós somos o nosso chefe, acabamos fazendo vista grossa para as nossas imperfeições.
Se até agora você não conseguiu o resultado que almeja, provavelmente você está somando sempre do mesmo jeito. 2 + 2 sempre serão 4, não importa quantas vezes repetir a conta.

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

Se você quer um resultado diferente, comece a fazer algo diferente. Comece fazendo o que estiver ao seu alcance. Se você trabalha como sideman, tire o repertório mesmo que ainda não tenha show. Se você trabalha com gravação, aprimore a sua técnica, estude vários estilos, aprimore seu timbre (conhecendo melhor o seu equipamento).

Se você dá aulas, prepare o conteúdo, escreva, melhore o cronograma das aulas, etc.

Tem gente que vive muito bem de música!
Qual é a diferença entre essas pessoas e você? 


Talento? 
Talvez, mas é pouco provável, que a diferença seja essa. Conhecemos pessoas excepcionais, músicos excepcionais, que não tiveram sucesso. Todos temos vizinhos, amigos, primos e colegas com talentos enormes, mas que não conseguem se estabelecer fazendo o que amam fazer.

Curso reconhecido pelo MEC, 100% ONLINE. Estude na modalidade EAD com flexibilidade de horários e com o melhor custo-benefício!
Clique para saber mais


Viver de música: geralmente, o maior 
problema é a postura!

Você não vai deixar um advogado defender uma causa se ele não se preparar, mas muitas vezes, vai tocar extremamente despreparado. Você não vai deixar um médico operar você com o bisturi enferrujado, mas às vezes vai tocar com o equipamento extremamente ruim. Se você fechar as portas que vão se abrindo fazendo um trabalho ruim (eu não falo sobre talento, estou falando de postura), vai ficar cada vez mais difícil receber novas oportunidades.

Quem tem a obrigação de cobrar a sua assiduidade, o seu compromisso com horário, o seu preparo é você. Não vai ter ninguém para fazer por você, mas sempre vai ter alguém para reparar se você fizer errado.

Quer ter muitos trabalhos, mas nos poucos trabalhos que aparecem, chega meia hora atrasado e não tira o repertório. Isso é certeza de fracasso!

Leia a SEGUNDA PARTE do artigo
CLICANDO AQUI

 

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM VIOLÃO E GUITARRA POPULAR

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou e impressionar sua família e amigos.
Dê play no vídeo para descobrir mais!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?