Como viver de música – parte 2

Por Michael de Souza

Continuamos com algumas reflexões sobre a vida do músico e como viver de música iniciadas na primeira parte do artigo.

Vamos logo começar com uma dica principal:

PREPARE-SE PARA ISSO!!

Como viver de música?

 

– Quando for para a aula, não aprenda só o conteúdo, aprenda como ensiná-lo.
– Quando for gravar, aproveite e aprenda sobre todo o processo.
– Quando for ensaiar ouça todos os instrumentos e a maneira como eles se complementam, procure seu espaço sem atrapalhar os demais.
– Junte-se a músicos melhores que você.
– Não se constranja ao ser corrigido, aprenda e não erre de novo. 
– Pergunte sempre, seja curioso.
– Valorize os músicos mais experientes.
– Ninguém fica bom sem planejamento, estudo, constância e fé (em si mesmo).


Se você quer ser músico profissional, precisa estudar pelo mesmo tempo que um médico se dedica para se tornar médico ou o que um engenheiro precisa se dedicar para se tornar engenheiro.

Você precisa ser bom músico, isso é imprescindível. Mas somente ser bom músico não quer dizer nada. Você precisa estar preparado para as oportunidades antes delas aparecerem. Invista seu tempo não só no instrumento, mas em tudo que permeia a atividade.

Para ser bem sucedido é preciso ter uma postura profissional. Você precisa encarar a música com seriedade, tocar bem não faz de você um grande professor, tocar bem não faz de você um grande produtor e ter uma grande técnica não quer dizer que seu solo será emocionante.

É necessário desenvolver seu intelecto e seu senso estético. Se for dar aula, por exemplo, procure saber como é o processo de aprendizado do nosso cérebro (isso lhe fará desenvolver novas técnicas de ensino). Se for tocar, respeite seus companheiros de grupo e respeite o repertório, mesmo não sendo o seu estilo predileto, com certeza você aprenderá muito se fizer direito.

Observe os músicos que já conseguiram o que você admira, converse com essas pessoas descubra como eles alcançaram a sua meta. O primeiro passo para ser valorizado é saber valorizar.

como viver de música

Apenas “tocar bem” não adianta. Você precisa ter uma postura de profissional. Se você trabalhasse em uma empresa, teria que ir todos os dias trabalhar de oito da manhã até as cinco da tarde. É preciso ter essa postura em relação à música.

Mesmo que não tenha uma banda, mesmo que não tenha aluno, mesmo que não tenha gravação, esteja com seu instrumento o tempo todo.

Procure produzir um trabalho (ter uma banda, vídeos, músicas, etc). Tocar bem no se quarto não adianta. Sua mãe vai continuar amando você, tocando bem ou mal.

Leia a terceira parte do artigo clicando aqui.

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM VIOLÃO E GUITARRA POPULAR

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou e impressionar sua família e amigos.
Dê play no vídeo para descobrir mais!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?