Topo

Corcovado: escalas para a improvisação

Corcovado: escalas para a improvisação

Corcovado: escalas para a improvisação

Por Turi Collura

No estudo de hoje, vamos tratar das escalas que podemos utilizar para improvisarmos sobre a música Corcovado.

 

Quero logo deixar claro que, do meu ponto de vista, não existem possibilidades únicas na escolha das escalas a serem usadas. De fato, a experiência me leva a observar que diferentes improvisadores fazem escolhas diferentes, sobre o material a ser utilizado sobre cada acorde. Um improvisador de jazz contemporâneo, por exemplo, tende a utilizar escalas e materiais mais dissonantes, em relação ao que faria um estudante que baseia as suas escolhas na relação escala/acorde estudada em um livro. É verdade, também, que cada improvisador possui a sua própria maneira de abordar a improvisação, seus caminhos já experimentados, suas “cartas na manga”oriundas de sua experiência. Isso leva o improvisador a utilizar notas que não são contidas nas escalas, como cromatismos, aproximações diatônico-cromáticas que enriquecem a sonoridade.

 

A escolha das escalas que apresento aqui é bastante moderna, sem, porém, desrespeitar demasiadamente o contexto bossanovista da música. No vídeo, tentei ater-me às escalas apontadas, às vezes contendo o meu desejo de levar o discurso musical improvisado por outros caminhos.

Conheça o curso de Improvisação que muda a sua música!

Curso Online de Improvisação

 

Curso, para TODOS os instrumentos. Do Pop ao Jazz, do Choro ao Blues, aprenda como funciona uma melodia.

Corcovado: escalas para a improvisação

Na imagem a seguir indico, às vezes, mais de uma escala sobre um único acorde. No vídeo comento cada escolha.

Escalas para Corcovado 1
Escalas para Corcovado 2

Que tal um curso de Harmonia que revoluciona a sua música?!

Curso Online de Harmonia

 

Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a conceitos avançados.

Escolha o seu plano de assinatura e estude venha estudar conosco!

Assinaturas dos cursos online
Comentários de Facebook
Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Sem comentários

Deixe seu comentário