Improvisação sem segredos: improvisando sobre “Blue in green”

Por Turi Collura

Existem “segredos”, na música?
Não se engane: não existem não. Existem estudo, paciência, tentativas, prática, dedicação, inspiração. Por isso, e para desmistificar algumas ideias difusas, queremos chamar alguns estudos que fazemos aqui com o nome de “improvisação sem segredos”. 

A improvisação de hoje é sobre a harmonia da música “Blue in green”, publicada, pela primeira vez, no disco “Kind of blue”, de Miles Davis. Não obstante a composição tenha sido registrada no nome de Miles, na verdade ela foi composta pelo pianista Bill Evans, que participou da gravação do disco (isso será motivo de ruptura entre os dois músicos).

Para a minha improvisação, utilizei um playback disponibilizado no youtube em um arranjo “Smooth jazz”.

O que utilizei:

– Arpejos dos acordes
– Aproximações cromáticas aos arpejos
– Escalas de acordes
– Variações rítmicas
– Cromatismos

Mas, sobretudo, utilizei a bagagem que vem da minha experiência de improvisador, que se constrói com o tempo, com o estudo, com as tentativas de acertos e erros, com a prática de imitar os solos de outros músicos… e com exercícios de práticas criativas que vão além das questões técnicas.

Nas partes a seguir desse estudo sobre “Blue in green”, vamos falar de práticas criativas, veja:

Parte 2: Cantando os seus improvisos

Parte 3: Pondo limites à improvisação: um exercício para seu desenvolvimento

Parte 4: Práticas criativas: Improvisar “fora da caixa”!

LIBERTE SUA CRIATIVIDADE MUSICAL!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI.

TODOS PODEM APRENDER A IMPROVISAR QUANDO CONHECEM OS CAMINHOS E AS TÉCNICAS PARA ISSO!
Liberte a sua criatividade e a música que está dentro de você! Do Pop ao Jazz, do Choro ao Blues, você vai aprender técnicas e abordagens incríveis para criar improvisações coerentes e bonitas!

Curso com aulas ao vivo + plataforma de estudos progressivos com biblioteca de vídeos, partituras, playbacks sempre disponíveis!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?