Aqui no Terra da Música acreditamos que possuir um ouvido absoluto não faça de você um mago da música. Porém, entendemos o seu desejo de aprender a identificar a altura de notas sem ter que recorrer a um tom de referência. Então, vamos falar de como podemos começar nosso desenvolvimento.Para começar a desenvolver o ouvido absoluto, sugerimos que você escolha uma nota como sua referência pessoal. Você pode escolher qualquer som, mas é melhor se você escolhe uma nota que usa muito.
Por exemplo, se você for um pianista, é possível que você escolha o Dó central ou uma nota um pouco acima ou abaixo. Se você for um guitarrista é possível que você escolha a nota Mi, como sua referência, devido ao uso recorrente que você faz da nota.
Escolhida a nota, toque-a várias vezes ao longo dos próximos dias e entoe-a com a sua voz. Mantenha a nota na sua cabeça, de modo que ela “grude” na sua mente, criando uma imagem sonora de referência. Pratique sua entoação sem tocar no instrumento e, de vez em quando, confira, junto ao instrumento, se você está entoando a nota certa.
À medida em que a nota se fixa na sua mente, comece a explorar os intervalos ao redor dela. Se você entoa sua nota de referência, consegue cantar uma nota que esteja a um tom de distância acima ou abaixo? Aos poucos você se torna familiarizado com todas as notas.
Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais
Desenvolver o ouvido absoluto pode se revelar uma ferramenta interessante para os músicos. Todavia, pode não ser tão útil como você pode achar, especialmente se comparado com a importância de dominar o ouvido relativo. O desenvolvimento do ouvido absoluto requer muito esforço e tempo.
Sugerimos que você comece desenvolvendo um ótimo ouvido relativo antes de passar a treinar o ouvido absoluto. Nesse caso, o Curso Online de Linguagem e Percepção Musical do Terra da Música é uma ferramenta de grande ajuda!
Leia também sobre a diferença entre ouvido relativo e ouvido absoluto.