Topo

Desenvolver o ouvido absoluto

Desenvolver o ouvido absoluto

Desenvolver o ouvido absoluto

Aqui no Terra da Música acreditamos que possuir um ouvido absoluto não faça de você um mago da música. Porém, entendemos o seu desejo de aprender a identificar a altura de notas sem ter que recorrer a um tom de referência. Então, vamos falar de como podemos começar nosso desenvolvimento.Para começar a desenvolver o ouvido absoluto, sugerimos que você escolha uma nota como sua referência pessoal. Você pode escolher qualquer som, mas é melhor se você escolhe uma nota que usa muito.

Por exemplo, se você for um pianista, é possível que você escolha o Dó central ou uma nota um pouco acima ou abaixo. Se você for um guitarrista é possível que você escolha a nota Mi, como sua referência, devido ao uso recorrente que você faz da nota.

Desenvolvendo o ouvido absoluto

Escolhida a nota, toque-a várias vezes ao longo dos próximos dias e entoe-a com a sua voz. Mantenha a nota na sua cabeça, de modo que ela “grude” na sua mente, criando uma imagem sonora de referência. Pratique sua entoação sem tocar no instrumento e, de vez em quando, confira, junto ao instrumento, se você está entoando a nota certa.

 

À medida em que a nota se fixa na sua mente, comece a explorar os intervalos ao redor dela. Se você entoa sua nota de referência, consegue cantar uma nota que esteja a um tom de distância acima ou abaixo? Aos poucos você se torna familiarizado com todas as notas.

Curso de Percepção musical

 

Teoria e prática. Vídeos e exercícios interativos para suas habilidades auditivas de reconhecimento de intervalos melódicos e harmônicos.

Desenvolver o ouvido absoluto pode se revelar uma ferramenta interessante para os músicos. Todavia, pode não ser tão útil como você pode achar, especialmente se comparado com a importância de dominar o ouvido relativo. O desenvolvimento do ouvido absoluto requer muito esforço e tempo. Sugerimos que você comece desenvolvendo um ótimo ouvido relativo antes de passar a treinar o ouvido absoluto. Nesse caso, o Curso Online de Linguagem e Percepção Musical é uma ferramenta de grande ajuda!

Realize o seu sonho! Comece a estudar música… online!

Assinaturas dos cursos online
Comentários de Facebook
Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Deixe seu comentário