Dicas de improvisação no Modo Jônico

Modo Jônico - Escalas modais - improvisação - Turi Collura

Por Turi Collura

Olá a todos!!
Quero compartilhar aqui uma dica muito interessante e eficaz para nossos solos. Aplicamos essa técnica à escala maior (ou modo jônico), para entendermos o raciocínio e apreciarmos as vantagens que nos oferece. Certamente, a técnica é aplicável a outras escalas, nos ocuparemos disso em outros posts.

Uma escala, dois pontos de referência
A figura abaixo mostra a escala de Dó maior (ou Dó Jônico). Pode-se observar que, a partir das notas da escala, é possível construir a tríade de Sol maior. As notas dessa tríade (sol-si-ré), pertencendo à escala, podem ser usadas em um contexto harmônico de C7M/Jônico. Obviamente, nesse contexto podemos usar, também, a tríade de Dó, isto é, a tríade do próprio acorde (ou tríade sobre o primeiro grau da escala). Teremos, à nossa disposição, duas tríades maiores: C e G. Ao usarmos essa nova tríade, iniciaremos uma ideia melódica a partir de outro ponto que não seja a fundamental do acorde.

 

Qual a vantagem de se pensar em duas tríades diferentes dentro de uma escala?
Pode-se pensar nas duas tríades como sendo dois “blocos sonoros” diferentes (um construído a partir do 1º grau da escala e outro a partir do 5º grau dela) e, ao mesmo tempo, iguais em sua constituição (duas tríades maiores). A vantagem dessa abordagem reside na possibilidade de construir frases baseadas em elementos “verticais” a partir de outro ponto que não seja a fundamental do acorde, evidenciando assim, sonoridades diferentes.

É interessante o fato da fundamental da tríade “alternativa” (no exemplo acima, a tríade de Sol) se apresentar defasada em relação à fundamental do acorde “real” (Dó). Trata-se, portanto, de uma forma de “organizar” as notas da escala a partir de dois pontos distintos.

“Turbinando” as tríades
É possível acrescentar a cada tríade o próprio 2º grau. Veja a imagem abaixo, que mostra o exemplo na tonalidade de Dó maior. A partir da tríade de C temos as notas dó-ré-mi-sol; a partir da tríade de G temos as notas sol-lá-si-ré. Todas as notas envolvidas estão contidas ainda na escala diatônica de Dó maior.


Temos, assim, dois pontos de partida (tríades sobre o 1º e sobre o 5º grau da escala) sobre cada um dos quais podemos traçar desenhos melódicos, e que agora, com o acréscimo de uma nota, nos oferecem grandes vantagens!

A figura abaixo mostra um exemplo prático:


Vamos assistir um vídeo para entender “ao vivo” a proposta:

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

É importante observar que cada tríade, com o respectivo acréscimo de seu 2º grau, oferece quatro notas para que possam ser utilizadas na ordem que mais desejarmos. A figura seguinte mostra algumas das combinações de que gosto bastante (todos os exemplos estão baseados na tríade maior de C):


Ao criarmos uma frase, pode ser interessante manter o mesmo “desenho”, isto é, o mesmo padrão de digitação (por exemplo as notas 2-5-3-1) sobre as duas tríades. Nosso ouvido reconhece uma similaridade entre dois blocos sonoros diferentes, mas percebe, também, a diferença de “cores” que cada sequência oferece.

Hora da prática
Para treinar essa “dica de improvisação” em todos os tons, pode-se praticar subindo cromaticamente de tom. Recomendo estudar utilizando o metrônomo ou, melhor ainda, uma base instrumental. Dessa forma, aprenderá a tocar dentro de uma pulsação precisa, desenvolvendo, também, a capacidade de tocar em grupo com segurança. No próximo vídeo, apresento uma realização de improvisações utilizando a proposta aqui apresentada. No vídeo apresento também outras maneiras de praticar em todos os tons (ao invés de subir cromaticamente), como, por exemplo o treino no círculo das quintas ou por terças menores.

Uma base para o seu estudo

Para o seu treinamento, aproveite o próximo vídeo. A partir da tonalidade de Dó, a cada quatro compasso subimos por semitons, percorrendo todas as tonalidades por duas vezes:

Conclusão
Às tríades “alternativas”, dá-se o nome de tríades superiores (ou estruturas superiores). Pode-se considerar que elas são formadas pelas extensões da escala/acorde, e podem ser usadas tanto melodicamente quanto harmonicamente. O exemplo seguinte evidencia a existência de duas tríades maiores superiores na escala de C Jônico: G e F.


No caso do I7M/Jônico não consideramos a tríade maior de F como representativa porque contém o IV grau, nota “não harmônica” nesse tipo de acorde. Ao observarmos a figura, reparamos a presença de tríades menores (Dm, Em, Am) e de uma tríade diminuta (B dim). Poderíamos usá-las também? Sim, certamente. O uso de tríades superiores exclusivamente maiores, todavia, é justificado pela busca de uma padronização no tratamento do material melódico. Nas próximas edições teremos a oportunidade de constatar a vantagem disso. A busca de outros tipos de estruturas, como tríades menores ou diminutas superiores, pode se revelar interessante em alguns casos. O leitor interessado nesse assunto poderá experimentar, por exemplo, as tríades menores “alternativas” aplicando os mesmos critérios aqui apresentados.

Até a próxima!

LIBERTE SUA CRIATIVIDADE MUSICAL!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI.

TODOS PODEM APRENDER A IMPROVISAR QUANDO CONHECEM OS CAMINHOS E AS TÉCNICAS PARA ISSO!
Liberte a sua criatividade e a música que está dentro de você! Do Pop ao Jazz, do Choro ao Blues, você vai aprender técnicas e abordagens incríveis para criar improvisações coerentes e bonitas!

Curso com aulas ao vivo + plataforma de estudos progressivos com biblioteca de vídeos, partituras, playbacks sempre disponíveis!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?