Escalas blues para a improvisação em “Blue Bossa”

Além do contexto do blues propriamente dito, escalas e sonoridades blues podem ser utilizadas para improvisar sobre músicas tonais. Neste post, vamos ver algumas possibilidades de aplicação disso sobre a música “Blue Bossa”, um standard bem conhecido de Kenny Dorham.

Mesmo fora de um contexto blues, podemos utilizar escalas e sonoridades blues para nossas criações melódicas extemporâneas. Com o termo “sonoridade blues” me refiro a uma série de frases que fazem parte da linguagem idiomática do blues.

Primeiras escalas para a improvisação em “Blue Bossa”

Para a nossa atividade, vamos trabalhar, inicialmente, com duas escalas, a escala pentatônica menor e a escala penta-blues menor:

Podemos utilizar essas duas escalas sobre vários acordes da música Blue Bossa: Cm, Fm7, Dm7(b5) e G7(b13). A imagem a seguir mostra a música e os compassos em que podemos utilizar as escalas e a sonoridade blues, observe as áreas dentro dos quadrados azuis:

Vamos logo a um vídeo em que demonstro a aplicação dessas escalas na música:

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

Podemos observar que as duas escalas apresentadas se aplicam a 75% dos acordes da música!

VantagemUtilizar duas escalas em vários acordes nos oferece a possibilidade de uma continuidade melódica e de uma sonoridade bem característica.

Desvantagem: Depois de alguns chorus de improviso, a sonoridade resulta um pouco limitada. Parece que ficamos repetindo sempre as mesmas ideias.

Enriquecendo a sonoridade blues
Como superar a desvantagem citada anteriormente? Na segunda parte do vídeo acima, introduzi uma nova escala para nossas criações extemporâneas. Sobre os acordes de Fm7 e Dm7(b5) utilizei as escalas pentatônica e penta-blues menor de Fá:

blue bossa e a improvisação

A escala penta-blues menor com o 6º grau
Uma variação interessante para a escala penta-blues menor é a de substituir seu 7º grau com o 6º. Veja a figura a seguir:

A introdução dessa nova escala amplia as sonoridades blues à nossa disposição. A imagem a seguir mostra as possibilidades de escalas sobre cada acorde.

Observando as escalas utilizadas para a improvisação em “Blue Bossa”:

Sobre Cm podemos usar ambas as escalas (1-b3-4-5-b7 e 1-b3-4-5-6) a partir de Dó.

Sobre Fm podemos usar as escalas 1-b3-4-5-b7 e 1-b3-4-5-6 a partir de Fá. Podemos usar, ainda, Cm penta-menor. Não podemos usar a escala de Cm penta-menor com 6º grau sobre esse acorde. De fato, ela contém a nota lá natural, que choca com o 3º grau do acorde.

Sobre Dm7(b5) podemos usar ambas as escalas (1-b3-4-5-b7 e 1-b3-4-5-6) a partir de Dó.

Sobre G7 usamos Cm penta-menor.

Sobre a sequência Ebm7 – Ab7 – Db7M usamos a escala maior de Db ou sua escala pentatônica maior.

Espero que gostem dessas sonoridades, agora é a sua vez de praticá-las.

Bons improvisos!

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?