Escalas maiores e tonalidades

Escalas maiores

Por Turi Collura

Como são compostas as escalas maiores? O que é tonalidade? Como construir as escalas maiores em todos os tons? Vejamos esses assuntos neste post. O seu conteúdo integra o Curso Online de Linguagem e Percepção Musical. Você já se inscreveu?!?

No vídeo a seguir, conhecemos as características das escalas maiores e introduzimos alguns conceitos, como o de tonalidade. Sucessivamente, vamos fazer um exercício de fixação, construindo as escalas maiores em todos os tons. Confira.

Curso de Linguagem e Percepção musical

A Teoria musical em prática. Vídeos e exercícios interativos para suas habilidades auditivas de reconhecimento de intervalos melódicos e harmônicos.

Resumindo os conceitos apresentados:

A escala de dó maior é o ponto de partida para o estudo de todas as tonalidades maiores. Observamos que ela é composta apenas por notas naturais, isto é, sem nenhuma alteração. A escala pode ser pensada como uma sequência específica de tons e semitons:


É importante aprendermos a sequência dos intervalos da escala maior:

T T S T T T S

Observamos que os semitons se encontram entre os graus 3-4 e entre os graus 7-8 da escala.
A sequência de intervalos T T S T T T S caracteriza a escala maior.
Dizendo de outra maneira: qualquer escala maior é composta pela sequência de intervalos T T S T T T S.

Por exemplo, a escala de Ré maior será essa:


Nota: a escala de Dó maior é a única escala maior que não possui alterações. Todas as outras apresentarão alguma alteração (bemol ou sustenido).

 

Curso Online: Leitura e escrita musical

Aprenda a ler e a escrever música na partitura e a escrever as suas ideias em música.
Solfejos rítmicos guiados e exercícios interativos.

Exercícios de fixação das escalas maiores em todos os tons.
Vamos completar as escalas abaixo colocando as alterações necessárias (sustenidos ou bemóis) para compor as escalas maiores, de acordo com a sequência T T S T T T S. Se por acaso você já conhece as armaduras de clave, não as utilize. Coloque apenas as alterações antes das notas que precisam disso.

Para a realização dos exercícios, pode imprimir as imagens (para salvá-las no seu computador passe o mouse sobre a imagem + botão direito do mouse) ou usar um caderno com pauta.



 

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?