Estudar harmonia e improvisação: instruções de uso

Por Turi Collura

Hoje quero falar de um assunto com o qual me deparo frequentemente: o desejo de vários alunos que querem estudar harmonia e improvisação.

Nada de mal, em querer estudar harmonia E improvisação, desde que entendamos que se trata de dois estudos distintos, que precisam de caminhos distintos. 

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras… Então vamos lá!

estudar harmonia e improvisação

HARMONIA: seus estudos fazem parte de um vasto campo que pertence à Teoria Musical. De forma geral, podemos dizer que estudar harmonia significa entender a formação dos acordes, a relação entre os acordes, a relação entre acordes e escalas. Podemos considerar a Harmonia como a “Gramática“, ou seja, o conjunto de regras que regem o uso da música, da composição, da improvisação.

Logo, entendemos que a harmonia está à base de tudo… pois, ainda em um paralelo com a linguagem falada, a gramática está à base de tudo. Veja: conhecendo a gramática, você pode escrever um texto jornalístico, uma poesia, uma propaganda para vender seu carro, escrever a lista de compras do supermercado, fazer uma declaração de amor, escrever um texto científico e por aí vai.

Existem cursos de gramática… mas não existem cursos de “gramática e jornalismo”, ou de “gramática e literatura científica”, certo? Pois a gramática está à base dessas outras coisas.

MELODIA: Existem e sempre existiram, em todas as épocas, inúmeros estudos sobre as teorias da harmonia… raros são os estudos sobre COMO SE FAZ UMA MELODIA! É claro que a relação entre melodia e harmonia é muito estreita. Mas não se trata da mesma coisa. Baste pensar que o elemento rítmico é determinante para a melodia, enquanto o ritmo não tem a ver com o estudo da harmonia, certo?

COMPOSIÇÃO: Podemos compor um samba, uma sinfonia, uma valsa, um jingle publicitário, uma trilha para game, certo? À base disso está a \”gramática\” harmônica, isto é, a Harmonia. Mas a composição não é apenas harmonia, certo?

Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais


IMPROVISAÇÃO
: Antes de mais nada, vai uma pergunta: “O QUE É IMPROVISAÇÃO”?

 Podemos dizer que improvisar significa criar algo de forma extemporânea, isto é, na hora. Para isso precisamos de uma série de habilidades que incluem certo domínio de:

– Harmonia
– Composição
– Rítmica
– Melodia
– Forma musical
– Criatividade
– Técnica ao instrumento
– Estudo de frases
– Percepção apurada (reconhecimento de intervalos, acordes, sequências harmônicas…)

… entre outras coisas!! Então, depois de poucas palavras, faz sentido buscarmos estudar Harmonia e Improvisação em um único curso/livro/método?

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI


Algumas outras considerações:
– Enquanto o estudo da harmonia é, muitas vezes, apenas teórico (eu não concordo com essa prática, no meu curso e nas minhas aulas de harmonia busco sempre estimular o aluno a “manusear” os elementos harmônicos e a reconhecê-los do ponto de vista auditivo, por exemplo), o estudo da improvisação é um estudo muito mais voltado para a prática.

– A abordagem de uma e outra disciplina é, necessariamente, diferente! Pense: é fácil entender como funciona, por exemplo, o campo harmônico maior e escrever no papel a harmonização da escala em todos os tons, certo? Já o seu domínio, em todos os tons, no instrumento não é tão rápido assim, não é? E mesmo depois de ter colocado em prática todos os acordes e as escalas… estamos em condição de improvisar?

Bom, a pergunta se para improvisar precisamos antes mergulhar em um estudo profundo das escalas de acordes faz sentido agora, né?!?! É claro que conhecer as escalas modais e sua relação com a harmonia pode ser algo interessante (a partir de certo nível Jedi)… mas não é nada recomendável que isso seja a primeira abordagem… nem a segunda…

Estudar harmonia é uma coisa, estudar improvisação é outra. O conhecimento da “gramática” musical (isto é, da harmonia) é bom, mas não é tudo. O mundo da improvisação é um campo fascinante, engloba muitos elementos, aspectos, técnicas, abordagens, pontos de vista.

Improvisar pode ser simples ou muito sofisticado. Afinal, que tipo de expertise estamos buscando? Para que tipo de improvisação? Para criarmos o quê? Podemos concluir, então, que o estudo da harmonia faz parte do estudo da improvisação, mas se trata, apenas, de um dos “ingredientes”, mesmo se tratando de um elemento importante. Improvisar vai muito além da análise funcional, da relação escala/acorde. Envolve o estudo da melodia, da rítmica; o treinamento auditivo; o desenvolvimento de nossa criatividade e intuição. Envolve, às vezes, certos desbloqueios psicológicos. Afinal, improvisar significa abrir-se à possibilidade de errar, de tomar caminhos inesperados, aventurar-se na floresta musical, perder-se e reencontrar-se.

Até a próxima!

Faça uma Pós-Graduação em Música Popular, reconhecida pelo MEC!
Escolher uma Pós-Graduação à distância é a melhor opção para quem precisa de flexibilidade de horário e de encurtar distâncias geográficas. Mas além disso, a modalidade EaD oferece a vantagem de valores mais acessíveis e grande qualidade! Escolha abaixo uma das opções de seu interesse e descubra todos os detalhes!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?