A evolução da harmonia do Blues


Por Turi Collura

A harmonia do Blues foi objeto de muitas re-harmonizações e re-interpretações. Nesse novo artigo sobre o Blues e suas características, fazemos um estudo sobre algumas evoluções harmônicas desenvolvidas durante o Século XX.

O Blues é uma das maiores manifestações da música negra norte-americana da segunda metade do século XIX. Nascido como forma de expressão de um povo oprimido nos campos de algodão do Sul dos Estados Unidos, o Blues era inicialmente composto por cantos de lamento dos escravos, que, através da música, contavam a sua história.

Com o passar das décadas, o Blues veio se tornar um estilo musical cuja influência é marcante na história da música a partir do começo do século XX.

A estrutura harmônica de base do Blues foi objeto de muitas re-harmonizações e re-interpretações. Nesse artigo vamos observar algumas versões, que deixam o âmbito do Blues tradicional, encaixando-se, em grande parte, em um contexto de matriz jazzística.

 

No vídeo observamos quatro versões diferentes da estrutura de Blues.

As primeiras duas podem se inserir no contexto do assim chamado estilo be-bop (um estilo jazzístico que se desenvolveu na década de 1940). Vejamos a seguir:

1ª versão:


2ª versão:


 

Dois módulos progressivos. Músicas, walking bass, escalas e frases, voicings, coordenação motora. Clique para saber mais

 

A re-elaboração das regras tonais por parte dos afroamericanos teve alguma influências na formação da harmonia do Blues. Sucessivamente, uma vez que o Blues se afirmou como gênero musical, ele, por sua vez, passou a influenciar a música tonal a partir do século XX. Essa influência se constituiu em certa “afinação blue note” em outros âmbitos musicais das melodias e no uso de melodias com características Blues.

Mas houve também um processo de releitura da harmonia Blues, por parte da harmonia tonal. Vejamos a seguir um exemplo em que os graus I e IV voltam a ser acordes com sétima maior:


No século XX, o Jazz “criou” o Blues em menor, vejamos abaixo um exemplo. A música, de minha autoria, gravada no meu disco Interferências, se chama Blues para John, uma homenagem a John Coltrane. Espero que gostem! 

Blues para John

 

Faça uma Pós-Graduação em Música Popular, reconhecida pelo MEC!
Escolher uma Pós-Graduação à distância é a melhor opção para quem precisa de flexibilidade de horário e de encurtar distâncias geográficas. Mas além disso, a modalidade EaD oferece a vantagem de valores mais acessíveis e grande qualidade! Escolha abaixo uma das opções de seu interesse e descubra todos os detalhes!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?