Incompatibilidade de Gênios: Playback e escalas para a improvisação

Incompatibilidade-de-Genios

INCOMPATIBILIDADE DE GÊNIOS: PLAYBACK E ESCALAS PARA A IMPROVISAÇÃO

Aqui no Terra da Música publicamos, periodicamente, estudos de músicas, com bases (playbacks), partituras, informações, pequenas análises e exemplos musicais. Vamos estudar aqui a música “Incompatibilidade de gênios”, de João Bosco e Aldir Blanc – diga-se, de passagem, uma das duplas mais prolíficas da música popular brasileira.

Algumas informações sobre a música
A música foi lançada inicialmente no disco de vinil “Galos de Briga”, em 1976, que teve arranjos de Luizinho Eça (Radamés Gnattali arranjou a última música), e músicos de primeiríssima qualidade: Toninho Horta (guitarras/violões), Luizão Maia (baixo), Paschoal Meirelles (bateria) e Dom Chacal (percussão).
Em sua versão original, o andamento da música era mais lento, em relação ao que João Bosco propõe mais recentemente.

Incompatibilidade de Gênios: playback e partitura

(a base foi realizada pelo nosso colaborador Klayton Galdino, produtor musical e um cara muito bom na produção de bases de qualidade!)

A partitura: 

Curso Violão Chord Melody

Expanda o seu conhecimento de acordes, estudando inversões, aberturas, voicings, blocos, progressões harmônicas. + Saiba mais

Escalas para a improvisação

Vejamos a seguir as escalas utilizáveis para a improvisação e algumas considerações sobre elas.


Alguns detalhes e considerações sobre a estrutura e suas escalas:
A tonalidade da música é Lá menor. Encontramos esse acorde no primeiro e no último compasso da música.
No primeiro compasso, a partitura indica três opções de escalas: lá menor natural (eólio); lá dórico; lá menor melódico – essas últimas duas indicadas na parte superior do pentagrama, como alternativas. São três opções que podem ser exploradas e utilizadas ao mesmo tempo, ora escolhendo as notas de uma, ora as notas de outra escala.
No terceiro compasso, o acorde cifrado como Fm6/G indica, na verdade, o acorde G7sus4(b9). A escala que indicamos aqui é chamada dórica (b9), ou mixolídia (b9,#9). Há certamente a possibilidade de utilizarmos, entre outras, a escala de sol superlócrio – essa comportaria o (b13) no lugar do (13). No vídeo a seguir, Nelson Faria utiliza-se dessa escala, em seu improviso.
No compasso 7, sobre o acorde Bm7(b5), podemos utilizar tanto a escala lócria, bem como a escala lócria(9M) – essa última indicada na parte de cima do pentagrama
No compasso 8, sobre o acorde indicado como E7(#9,b13), indicamos a escala superlócria.
Há, porém, outra possibilidade, que pode ser utilizada sobre esses últimos dois acordes, considerados como Bm7(b5) – E7(b9,b13): a escala de lá menor harmônico (novamente uma olhada ao solo de Nelson Faria indica o uso dessa escala).
No último compasso, o acorde e suas escalas equivalem ao primeiro.

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

A levada de violão de João Bosco em “Incompatibilidade de gênios”

Dito que uma característica marcante das levadas rítmicas brasileiras é a variação constante dos desenhos utilizados, observarmos a levada de base usada por João Bosco. Na versão original da música (apresentada no começo dessa página), a levada de base é a indicada abaixo.


Ja na versão mais recente, João Bosco inverte os dois compassos. A levada resulta ser agora a indicada a seguir. Observe, em ambas as levadas, os acentos que refletem uma clara influência dos desenhos de partido alto.


CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM VIOLÃO E GUITARRA POPULAR

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou e impressionar sua família e amigos.
Dê play no vídeo para descobrir mais!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?