Música modal: do canto gregoriano à MPB

musica modal

Por Turi Collura

A noção de modalismo corresponde a sistemas musicais distintos. Podemos evidenciar:

O modalismo “arcaico”
É um sistema não-harmônico, mas sim monódico, quer dizer, composto por uma só voz. Corresponde às práticas musicais ocidentais e extra-ocidentais. Na música ocidental citamos o cantochão, as músicas populares medievais. Esse modalismo pode ser chamado de “monodia modal”.

Da monodia medieval ao surgimento da harmonia tonal
A partir do século XII, os compositores começaram a utilizar mais de uma voz, isto é, mais de uma nota ao mesmo tempo. Nas primeiras experiências polifônicas, uma segunda voz se sobrepunha à distância de quartas e quintas da voz principal (veja o “organum” medieval). Sucessivamente, chegou-se a uma polifonia de quatro vozes. A concepção musical não era ainda harmônica, mas sim melódica. A dimensão vertical da harmonia era, ainda, considerada como o resultado do cruzamento das vozes. Durante os séculos seguintes, a progressiva sofisticação das técnicas compositivas levaram os compositores ao estudo do elemento vertical (século XV). Nesse período temos uma música polifônica pré-tonal, que utilizava harmonias compostas por tríades.

Com o desenvolvimento da polifonia e do contraponto, os compositores começaram a considerar o elemento harmônico por si só, e não como algo secundário resultado da combinação das vozes. Durante o século XVI, tornou-se clara a construção dos acordes sobre as escalas modais antigas do canto gregoriano, enquanto se tornava evidente a centralidade do acorde sobre o primeiro grau da escala.

Gradativamente (século XVII), os modos utilizados pelos compositores se reduziram a dois: o jônico e o eólio. Nesse período começa o amadurecimento da harmonia tonal.

O modalismo contemporâneo
É articulado em diferentes vertentes. A primeira corresponde à prática musical de numerosos compositores do início do século XX. Outra vertente corresponde à prática do jazz modal dos anos 60-70. Na música pop e na canção temos formas simples de modalismo que, às vezes, se misturam com elementos tonais.

A concepção atual do modalismo, que podemos definir modalismo harmônico, se baseia na harmonização das seguintes escalas modais: dórico, eólio, frígio, lídio e mixolídio.

Existe uma evolução histórica, na música ocidental, que vai da monodia modal até o sistema tonal, para chegar, nos nossos dias a linguagens diversificadas. Temos, então, um modalismo pré-tonal e um modalismo pós-tonal.

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

José Miguel Wisnik, em seu livro “O Som e o Sentido”, ressalta o sentido de ethos desempenhado pelos modos:
Nas sociedade pré-modernas, um modo não é apenas um conjunto de notas mas uma estrutura de recorrência sonora ritualizada por um uso [. . .] As notas reunidas na escala são fetichizadas como talismãs dotados de certos poderes psicossomáticos, ou, em outros termos, como manifestação de uma eficácia simbólica (dada pela possibilidade de detonarem diferentes disposições afetivas: sensuais, bélicas, contemplativas, eufóricas ou outras). Esse direcionamento pragmático do modo (que se consuma no seu uso sacrificial ou solenizador), já está geralmente codificado pela cultura, onde o seu poder de atuação sobre o corpo e a mente é compreendido por uma rede metafórica maior, fazendo parte de uma escala geral de correspondências, onde o modo pode estar relacionado, por exemplo com um Deus, uma estação do ano, uma cor, um animal, um astro.

Hoje, ao falarmos de modalismo, estamos nos referindo, na grande maioria das vezes, ao modalismo harmônico, com a harmonização dos modos e/ou com a inclusão de movimentos harmônicos provenientes desses “outros” campos harmônicos (que não pertencem aos modos jônico, menor harmônico e menor melódico).

No âmbito da tradição oral, a música modal se encontra no mundo inteiro, cada cultura fundamentando sua produção em escalas e sistemas harmônicos diferentes.

No Brasil, o modalismo se manifesta especialmente na música popular urbana. Se gêneros musicais do sudeste brasileiro, como o samba e o choro, são caracterizados por estruturas tipicamente tonais, a música nordestina, por exemplo, se caracteriza por uma produção modal. A mistura de africanismo e de modos de tradição europeia, resultou em melodias com fortes identidades regionais. Luiz Gonzaga é tido como o pai do moderno modalismo popular brasileiro, tendo influenciado muitos outros compositores do Brasil inteiro. De Caetano a Egberto Gismonti, de Milton Nascimento a Edu Lobo, de Djavan a Guinga ou Hermeto Pascoal, a música popular brasileira resulta ser uma rica mistura de elementos modais e tonais.

Fruto da busca de novas sonoridades, timbres e cores, o modalismo trouxe a prática de harmonia por quartas, segundas e quintas. Isso se revela tanto nas harmonias jazzísticas bem como no Pop e no Rock.

 

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?