A nota pedal e seu emprego na música popular

Por Turi Collura

A Nota Pedal é algo utilizado, há muitos séculos, na música de tradição européia, mas que encontramos, também, no Jazz, no Rock, no Gospel e, de forma, geral, na Música Popular. Com o termo nota pedal (ponto pedal, ponto de órgão ou simplesmente pedal) entendemos a manutenção de alguma nota em meio à uma sucessão de acordes.

O nome parece ter a sua origem no órgão, devido à capacidade deste instrumento de sustentar uma nota por um longo período de tempo, normalmente por meio da pedaleira, tocada com os pés do músico.

Na maioria das vezes, a nota pedal é executada no baixo, isto é, na nota mais grave, embora possa se encontrar também em qualquer outra voz. Abordaremos aqui a nota pedal aplicada aos baixos dos acordes.

Na música da tradição ocidental, a nota pedal foi muito utilizada por grandes compositores, como, por exemplo, Mozart, Bach e Chopin. Mas seu uso se estendeu a praticamente todos os gêneros da música popular, como, por exemplo, o jazz, o gospel e a música pop.

Normalmente, o pedal é sustentado pela tônica ou pela dominante, mas pode ainda ser sustentado por qualquer outra nota. É frequente encontrar o pedal no início ou no final da música.

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

Algumas músicas que empregam a nota pedal.
Stevie Wonder utiliza a nota pedal no início da música Too High, em que uma série de tríades maiores em sucessões cromáticas (observe a série de tríades descendentes no âmbito de uma oitava inteira: Bb, A, Ab, G, Gb, F, E, Eb, D, Db, C, B, Bb!) desfilam sobre um baixo de E.

Outro exemplo é o clássico do Rock Jump, da banda norteamericana Van Halen. Observe os acordes de C, F e G que se alternam sobre o baixo de C. A sequência é tocada em um sintetizador Oberheim OB-Xa e se tornou um cult da década de 1980. Nossa nota máxima para os solos na guitarra e no sintetizador! Encontramos outro exemplo de nota pedal no início da música The cinema show da banda Genesis. Mais um exemplo de nota pedal no baixo, na música Lake, de Pat Metheny. Nota máxima para o solo de piano de Lyle Mays.

No Curso de Harmonia Aplicada à Música Popular aprofundamos o uso da Nota Pedal, seus clichês harmônicos e seu emprego na harmonização e re-harmonização de uma música. Se você se interessar pela harmonia, vale a pena dar uma olhada.
Até a próxima!

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?