A escola de Notre Dame de Paris e o surgimento da polifonia

Por Turi Collura

Enquanto o incêndio de 15 de abril destruía a catedral gótica de Paris cuja construção teve início em 1163, não podíamos deixar de lembrar da importância que ela teve no contexto da história da música ocidental.

Patrimônio da humanidade e da UNESCO desde 1991, até os seus últimos dias a catedral foi cenário de frequentes concertos, entre os quais os de órgão foram os mais conhecidos e apreciados.

A catedral foi sede da chamada ESCOLA DE NOTRE DAME, onde, entre os séculos XII e o começo do século XIV, se desenvolveu a polifonia.

Segundo os documentos que chegaram até os dias de hoje, o primeiro maestro de Notre Dame foi Leonino (Léonin, em francês ou Leoninus, em latim), que organizou o Magnus Liber Organi, ou “Grande Livro dos Órgãos”, uma coleção de cantos religiosos. A partir desse repertório, Leonino introduziu o “organum duplum”, em que a voz superior (o duplum) e a inferior (tenor) traçavam melodias separadas.

A prática do “organum” acrescenta uma segunda voz aos cantos, com a finalidade de ampliar a presença musical no ritual religioso.

Uma das obras mais conhecidas de Leonino é o “Viderunt omnes”. A sua elaboração se dava de duas maneiras diferentes. Sobre as palavras “Viderunt, Notum fecit, salutarem suum ante conspectum gentium revelvit” as notas da melodia litúrgica possuem uma longa duração (de onde vem o nome tenor, ou seja “note tenute”), enquanto a voz superior realiza movimentos melódicos rápidos. Já, sobre as palavras “omnes” e “dominus”, a voz superior acompanha, quase nota por nota, a melodia litúrgica. Esse estilo é chamado, por alguns estudiosos, de discantus.

Um segundo maestro de Notre Dame, Perotino (Pérotin em fancês ou Perotinus, em latim), reelaborou as composições de seu precursor, elevando a polifonia até quatro vozes simultâneas.

A Escola de Notre Dame foi composta, com muita probabilidade, de numerosos músicos que foram, ao mesmo tempo, compositores, cantores e teóricos. Nesse período se abandonou a improvisação em favor de uma maior elaboração das composições musicais.

O desenvolvimento da notação musical

A complexidade do canto polifônico resultou no desenvolvimento da notação musical. Criaram-se, então, os chamados modos rítmicos, um tipo de escrita musical que possibilitava a determinação da duração das notas no tempo.

A catedral de Notre Dame contemplava 3 órgãos, dos quais o órgão maior era a grande atração.

Detalhe do Órgão maior.

Teclados e Registros do Órgão maior.

O incêndio de 15 de abril de 2019 que devastou a catedral.

Notre Dame foi o monumento histórico mais visitado da Europa. Atualização em janeiro de 2024: os trabalhos de reconstrução da catedral vão a todo vapor, a estimativa é que sejam completados ainda esse ano.

Para ler sobre a história da catedral clique aqui.

Faça uma Pós-Graduação em Música Popular, reconhecida pelo MEC!
Escolher uma Pós-Graduação à distância é a melhor opção para quem precisa de flexibilidade de horário e de encurtar distâncias geográficas. Mas além disso, a modalidade EaD oferece a vantagem de valores mais acessíveis e grande qualidade! Escolha abaixo uma das opções de seu interesse e descubra todos os detalhes!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?