Topo

O acorde SubV7 e seu uso

Estudos de harmonia aplicada
O acorde SubV7 e seu uso na harmonia tonal terra da musica

O acorde SubV7 e seu uso

Hoje quero compartilhar uma vídeo em que falo de um assunto bastante comum: o acorde SubV7. De que se trata? Vamos logo ao vídeo:

O acorde SubV7 (substituto do acorde de dominante) possui a mesma função do acorde original porque contém o mesmo trítono. Observe que os dois acordes G7 e Db7 contêm, enarmonicamente, o mesmo trítono (Fá-Si no caso de G7, Fá-Dób no caso de Db7). Note que, também as fundamentais dos acordes de dominante (no exemplo G7) e do acorde SubV7 (no exemplo Db7) distam um trítono um do outro.

SubV7

O acorde SubV7 se usa, muitas vezes, para se ter uma sonoridade mais rica, menos “óbvia” do que a do acorde original. De fato, o SubV7 introduz algumas notas que são estranhas ao campo harmônico da tonalidade.

 

Aplicação do SubV7 na cadência II-V-I:

Acorde SubV7

Conheça o Curso Online de Harmonia

 

Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a conceitos avançados.

O uso do SubV7 cria um movimento cromático descendente no baixo (no exemplo acima II-bII-I). A resolução do acorde SubV7 se acha, portanto, um semitom abaixo.

 

Qualquer acorde de dominante que resolve uma quinta abaixo pode ser substituído pelo próprio SubV7. Isso implica que também as dominantes secundárias podem ser substituídas pelo próprio SubV7:

SubV7 e seu uso na harmonia

Estudamos, anteriormente, as progressões dos acordes do campo harmônico por quintas descendentes (IV – VII – III – VI – II – V – I). Ao estudarmos as dominantes secundárias, vimos que é possível incluí-las na organização do campo harmônico por quintas descendentes (como mostra a primeira linha do exemplo a seguir).

 

Substituindo os acordes de dominante do próximo exemplo pelos SubV7 obtemos um movimento cromático descendente nos baixos (segunda linha do exemplo).

curso de harmonia

No próximo exemplo encontramos o acorde SubV7 interpolado em uma sequência de dominantes que procedem por quintas descendentes.

 

Nesse caso, também os acordes SubV7 estão, entre si, em relação de quintas descendentes:

Subv7 e seu uso

 

Estude Piano e Teclado conosco!
Seu crescimento ao alcance de um clique!

Clique e veja os cursos

 

Repertório do iniciante ao avançado, Piano Blues, Piano Brasileiro, Harmonia, Improvisação, Leitura, Rítmica e muito mais.

 

Veja também:

Programas de estudos para cada nível:

Piano-e-teclado-iniciante-programa
estudos de piano e teclado intermediário
Estudos de piano e teclado
Piano e Teclado avançado
Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Sem comentários

Deixe seu comentário