O Blues e suas características de base

Blue notes

 Por Turi Collura

Conheça as formas típicas do Blues, as assim chamadas Blue notes e algumas outras características desse gênero musical tão importante para a história da música do Século XX. Com essa publicação, iniciamos uma série de quatro artigos sobre o Blues, suas características e desdobramentos.

O Blues é, certamente, um gênero musical que está à base de muita música popular desenvolvida a partir do século XX. Da mistura do Blues com o Ragtime surge o Jazz, e do Blues surge o Rock and Roll. Em um contexto religioso, o Blues está à base do Gospel norte-americano. O Blues é um gênero musical afro-americano, nascido no sul dos EUA. Seus primeiros registros são da metade do século XIX.

É um gênero oriundo dos cantos de trabalho que se difundiram entre os afrodescendentes ao longo dos séculos de escravatura. Na sua forma mais tradicional, se trata de uma música cantada, semi-improvisada, caracterizada por algumas formas convencionais, baseadas na repetição de modelos rítmico-melódicos.


(Capa de um disco famoso de Robert Johnson, um dos primeiros bluesmen)

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

Observamos três acordes com estrutura de dominante, mas não com função de dominante. A harmonia do Blues funciona de forma diferente da harmonia tonal convencional. Podemos imaginar isso como uma re-interpretação de matriz afroamericana do diatonismo ocidental, com o qual os afrodescendentes entraram em contato principalmente através das igrejas. Houve então um sincretismo entre a maneira africana de entender a música e a linguagem tonal ocidental.

Observamos, na imagem a seguir, uma característica interessante:

Tradicionalmente, o Blues, enquanto gênero cantado, articulava a sua estrutura de 12 compassos em três seções (A) (A) (B). Trata-se de uma estrutura cíclica, ou seja, uma vez tocados os 12 compassos, a estrutura é tocada novamente, tantas vezes quanto os músicos quiserem, dando espaço a improvisos e variações.

Tradicionalmente, uma primeira frase (A) era entoada nos primeiros dois compassos e meio e em seguida reapresentada a partir do compasso 4. Uma nova frase (B) é entoada a partir do compasso 9, para concluir o que fora exposto na frase (A).

Um bom exemplo dessa prática de divisão de frases é o Blues tradicional “Sweet home Chicago”, de Robert Johnson.

Dois módulos progressivos. Músicas, walking bass, escalas e frases, voicings, coordenação motora. Clique para saber mais

Vejamos duas versões mais recentes dessa música:

As Blue Notes
Outra característica importante do Blues é a entoação das assim chamadas “blue notes”, em português “notas blues”. As “blue notes” são o resultado da maneira do africano entoar algumas notas do acorde. Por exemplo, para alcançar o terceiro grau da escala, ele começa abaixo de sua afinação “correta”, por volta do b3 e, gradativamente, chega até o 3. Trata-se de um atraso, ou indefinição, na entoação do terceiro grau. Vejamos no próximo vídeo como funcionam:

No Blues tradicional não existe o conceito de maior ou menor. O Blues é caracterizado pelos acordes de dominante e pela sonoridade indefinida do terceiro grau em suas melodias.

O músico de cultura africana não somente atrasa a entoação da nota “certa”, ou a deixa propositalmente indefinida, como também brinca livremente com sua colocação rítmica.

O intervalo de 3ª do-mi é entoado através do glissando:

As notas blues são hoje b3, b5 e b7. Em seu livro sobre o Jazz e suas origens, Gunther Schuller ressalta que as notas blues não nasceram todas num mesmo momento. A nota b5 foi uma aquisição posterior. A área que vai de b7 a 8 é a mais indefinida na sua entoação.

Não perca a minha o meu estudo sobre As Escalas de Blues (cadastre-se na newsletter do site se ainda não o tiver feito).

Até lá!

 

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?