Jazz Modal: suas características e sua fundamentação estético-musical

Por Turi Collura

Surgido na segunda metade do século XX como forma de oposição estética à corrente chamada be-bop, o Jazz Modal revolucionou a linguagem jazzística. No vídeo a seguir evidenciamos as suas características principais e a sua fundamentação estético-musical.

Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais

Aprofundando o estudo das músicas citadas:

Construída na forma AABA (com cada seção de 8 compassos), a composição utiliza apenas dois acordes: Dm7 e Ebm7.

Foi gravada pela primeira vez no disco “Kind of Blue” de Miles Davis (1959). A melodia é realizada pelo contrabaixo (Paul Chambers). O pianista (Bill Evans) toca um tipo de voicings, com uma disposição por quartas e um intervalo de terça na parte superior, que irá se tornar conhecido como “acorde So what”.

A estrutura da música “So what”, com seus dois acordes, foi utilizada por outros compositores. A improvisação sobre os acordes Dm7 e Ebm7 tornou-se um padrão do Jazz modal.

A estrutura AABA de 32 compassos e dois acordes assim como proposta por Miles Davis em “So what” (Dm7 e Ebm7) se tornou bastante utilizada pelos jazzistas da época.

A música “Impressions” de John Coltrane, gravada pela primeira vez no disco homônimo em 1963, propõe a mesma estrutura harmônica. A proposta estética, todavia, é diferente: o tempo da música se torna rápido e a improvisação vai em busca de uma nova linguagem. Nela encontramos, entre outras coisas, o uso de intervalos de quartas e pentatônicas.

A estrutura da música “Maiden Voyage” é um pouco mais rica de acordes do que as anteriores. As escalas utilizadas são mixolídias e dóricas (confira a partitura).

Voicings por quartas e híbridos (quartas e terças) no Jazz modal

Ao explorar as escalas modais, os músicos da época começaram a construir acordes por quartas ou híbridos sobre vários graus de cada escala. Cada voicing traz cores específicas, criando variedade dentro da mesma escala. A figura abaixo mostra os voicings utilizados por Herbie Hancock para acompanhar a música:

Curso reconhecido pelo MEC, 100% ONLINE. Estude na modalidade EAD com flexibilidade de horários e com o melhor custo-benefício!
Clique para saber mais

Faça uma Pós-Graduação em Música Popular, reconhecida pelo MEC!
Escolher uma Pós-Graduação à distância é a melhor opção para quem precisa de flexibilidade de horário e de encurtar distâncias geográficas. Mas além disso, a modalidade EaD oferece a vantagem de valores mais acessíveis e grande qualidade! Escolha abaixo uma das opções de seu interesse e descubra todos os detalhes!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?