O Piano Brasileiro: Método interativo (livro + vídeos + áudios)

O Piano Brasileiro: método progressivo” é um trabalho inovador que tem, como objetivo, o ensino/aprendizagem de músicas nos principais ritmos brasileiros, sendo destinada tanto a professores de piano como a todos aqueles que desejam estudar ou aprofundar o estudo das rítmicas e do repertório popular, contemplando baião, frevo, marcha-rancho, choro, bossa nova, samba e partido-alto.

Começando pelos elementos peculiares de cada ritmo, a metodologia proposta leva o pianista a desenvolver suas habilidades por meio de um percurso que envolve o estudo de músicas, de padrões rítmicos e a realização de exercícios de coordenação motora.

Veja a apresentação do autor do livro, o pianista e professor Turi Collura:

Por meio de quinze músicas com diferentes níveis de desenvolvimento, o método “O Piano Brasileiro” propõe o estudo de padrões rítmicos, clichês rítmico-harmônicos, elementos harmônicos e melódicos. São ensinadas, também, técnicas de acompanhamento, como tocar em duo e em piano solo.

Os professores de piano podem aproveitar o método para tocar a 3 ou a 4 mãos com seus alunos. Podem, além disso, estimular a prática em duo entre os alunos, cada um dos quais pode aprender a realizar tanto os acompanhamentos bem como as melodias das músicas (e, quem sabe, divertir-se improvisando).

As bases áudio (play-along) são um ótimo recurso didático tanto para professores como para quem deseja estudar sozinho.

Os vídeos (83 vídeos) que acompanham o método ilustram, de forma prática, como realizar o conteúdo apresentado − os exemplos, a realização dos exercícios e das músicas.

Compre na AMAZON BRASIL:


Veja, a seguir duas amostras dos videos:

 

 

Páginas de amostra
Para acessar páginas de amostra do livro visite o site: http://www.opianobrasileiro.com


PREFÁCIO do livro
Quem ouve a performance de pianistas como Ivan Lins, João Donato, Egberto Gismonti, André Mehmari, César Camargo Mariano, Tom Jobim, Tânia Maria, Hermeto Paschoal − apenas para citar apenas alguns dos nomes mais conhecidos − pode observar a riqueza rítmica que a caracteriza e que é objeto de interesse de músicos e estudiosos do mundo inteiro. No entanto, no que diz respeito ao estudo/aprendizagem da \”brasilidade\” ao piano, observamos, de modo geral, certa escassez de publicações que ensinem \”como tocar\” gêneros como o baião, o choro, o frevo, o samba, entre outros.

Desde a invenção do piano, acontecida no final do século XVII, os estudos pianísticos evoluíram, ao longo da história, no que diz respeito à técnica, à prática de escalas, aos exercícios para o desenvolvimento da velocidade e da articulação. Podemos considerar que a música europeia evoluiu grandemente no que diz respeito à harmonia, contudo deu pouca ênfase ao elemento rítmico. Logo, o destaque desse último elemento é fato recente.

Este livro é, então, uma proposta didática para trabalhar os ritmos brasileiros no piano, por meio de estudos rítmicos, exercícios e músicas com diferentes níveis de complexidade, com o objetivo de estimular os pianistas a tocar o que chamamos de piano brasileiro, desenvolvendo a coordenação, a independência entre as mãos e a consciência rítmica.

Neste método apresento o estudo de composições com desenhos rítmicos característicos da música brasileira, ilustrando, também, as suas peculiaridades com o auxílio de vídeos, que integram esta obra.

Este estudo é fruto de uma ampla pesquisa e de trabalhos desenvolvidos há anos com muitos alunos. Os resultados me levaram a escrever uma proposta didática, de forma sistematizada, para apresentá-la a um público mais amplo. Espero que isso possa contribuir para o seu crescimento musical e abrir novas portas que possibilitem conquistas nesse âmbito. Por fim, desejo que outros pesquisadores possam acrescentar conquistas preciosas para a formação dos pianistas nessa área.

Boa leitura e bons estudos!

 

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?