O uso dos cromatismos nas escalas

curso-de-improvisacao

O USO DOS CROMATISMOS NAS ESCALAS

Por Turi Collura

Em algum dia de sua vida, qualquer ser humano da espécie dos “músicos improvisadores” se depara com a fatídica pergunta: como enriquecer as escalas de sete notas utilizadas em nossos solos?
Uma possibilidade é a de usarmos cromatismos a serem inseridos em nossas escalas diatônicas para enriquecer as melodias.
… mas não somente por isso… Assista ao vídeo:

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo.

Uma das dificuldades, ao nos basearmos nas escalas para improvisar, é que as escalas são compostas por sete notas, enquanto os grupos de notas por compasso que estamos acostumados a tocar são pares (grupos de 2, 4 ou 8 notas em colcheias ou semicolcheias, por exemplo). Nesse sentido, a adição de um cromatismo ajuda a construir frases com 8 notas. Mas há outras vantagens no uso de notas estranhas à escala.

No vídeo mostro, por exemplo, como, com o auxílio das notas de abordagem diatônico-cromática, podemos ampliar as possibilidades de chegarmos na nota desejada “na hora certa”. Veja a figura: a frase linear, baseada na escala, resolve, de forma coerente, no terceiro grau do acorde de Dó. Se a frase do exemplo acima começasse por uma outra nota, como seria possível, ao chegar no acorde de C7M, terminar na nota Mi?

artigo_cromatismos

Adicionando um cromatismo à escala, ganhamos uma colcheia de tempo para chegarmos à nota Mi no tempo forte. De outra forma, podemos dizer que a adição da nota permitiu que a nota inicial e a nota final da escala coincidam.

artigo_cromatismos
Mais um exemplo em que a nota de partida e a de chegada coincidem. Além de útil para a resolução, me parece que o uso do cromatismo torna a escala mais interessante, do ponto de vista musical.
artigo_cromatismos

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?