Rítmica ao piano: o acompanhamento na música “Isn’t she lovely”

ISN’T SHE LOVELY AO PIANO: RÍTMICA E ACOMPANHAMENTO 

Por Turi Collura
 

Esse espaço me permite  resgatar um vídeo que publiquei um tempo atrás no youtube, e que chamou a atenção de muitos músicos e estudantes no meu canal de YouTube.

Nesse novo formato, tenho a oportunidade de expandir aquele conteúdo, comentando e colocando algumas transcrições das levadas utilizadas.

Gosto de pensar no piano como instrumento rítmico (afinal ele pertence à família de instrumentos de percussão!!).

Elemento pouco estudado, a rítmica torna o pianista muito mais “rico” e preparado, pois os desenhos rítmicos dão vida e sustentam as músicas que tocamos.

Dito isso, vamos para a música Isn’t She Lovely, uma linda música de Stevie Wonder de 1976, contida no álbum Songs in the Key of Life, escrita na época do nascimento de sua filha Aisha (a música termina dizendo “isn’t she lovely, made from love”).

Para o acompanhamento, utilizo, basicamente duas figuras rítmicas. A música é escrita em 4/4, mas eu penso nela como se fosse um 12/8. Assim, em cada pulsação coloco um grupo de tercinas.

Na primeira levada utilizo as tercinas na mão esquerda, enquanto a mão direita toca apenas o começo de cada pulsação:

Primeira levada


Escrita em 4/4, a figura fica assim:

É com essa figura em mente que realizo os desenhos da mão esquerda na primeira parte do vídeo. Eis a transcrição do que estou tocando:

Observe a mão direita que se mantém firme nas pulsações principais, enquanto a esquerda “pensa tercinado”.

 

 

Se você quer se aprofundar no estudo da rítmica ao piano, desenvolver acompanhamentos interessantes e ricos, dê uma olhada no método “Rítmica e Levadas Brasileiras Para o Piano”.

O método completo é composto por um Livro + CD. Clique na imagem para abrir as informações.

A segunda figura rítmica que uso no vídeo está, também, baseada numa intenção de 12/8, em que alterno as duas mãos:

Segunda levadaisn't she lovely stevie wonder

A realização da levada é obtida omitindo algumas notas, veja:

No vídeo apresento, também, uma polirritmia interessante, chamada 3:2 (se diz três contra dois), veja as figuras abaixo:

1) três notas na mão esquerda e duas notas na mão direita:

2) duas notas na mão esquerda e três notas na mão direita:

 

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?