
Tríades: suas estruturas e cifras
Por Turi Collura
As tríades podem ser consideradas como a menor unidade harmônica “completa”. Quantas são as tríades? Qual é a melhor forma de cifrá-las? O que é “densidade harmônica”? Veja nesse post a teoria e alguns exercícios práticos.
Resumindo alguns conceitos:
O acorde é composto por um grupo de notas que soam simultaneamente. É uma unidade sonora, formada de, no mínimo 3 sons (certamente, podemos ter harmonias compostas por 2 notas, mas elas constituem uma versão incompleta de acordes de três ou mais notas). Essa unidade sonora constitui uma unidade harmônica que, em sua relação com outros acordes, gera uma sequência harmônica.
A densidade harmônica de um acorde está diretamente relacionada ao número de notas que o constituem:
Curso Online: Leitura e escrita musical
Aprenda a ler e a escrever música na partitura e a escrever as suas ideias em música.
Solfejos rítmicos guiados e exercícios interativos.
Teoria e prática. Vídeos e exercícios interativos para suas habilidades auditivas de reconhecimento de intervalos melódicos e harmônicos.
As cifras
A cifra é o símbolo com o qual indicamos o acorde, e inicia com uma letra do alfabeto, que designa a fundamental do acorde:

À letra do alfabeto acrescentamos alguns símbolos para indicar a sua espécie (por exemplo: “m” minúsculo se a tríade for menor, “m(b5)” se a tríade for diminuta, etc.).
Se a fundamental do acorde for uma nota alterada (por exemplo ré bemol ou fá sustenido), o seu símbolo será indicado na cifra (respectivamente Db e F#).
Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a conceitos avançados.
Até a próxima!
Pingback: Harmonia tonal e harmonia funcional: são a mesma coisa?
Pingback: Voicings one hand: harmonias sofisticadas ao piano. Novo Curso
Pingback: Como montar as tétrades, suas estruturas e cifras - Blog Terra da Música