Tríades: suas estruturas e cifras

Por Turi Collura

As tríades podem ser consideradas como a menor unidade harmônica “completa”. Quantas são as tríades? Qual é a melhor forma de cifrá-las? O que é “densidade harmônica”? Veja nesse post a teoria e alguns exercícios práticos.

Resumindo alguns conceitos:
O acorde é composto por um grupo de notas que soam simultaneamente. É uma unidade sonora, formada de, no mínimo 3 sons (certamente, podemos ter harmonias compostas por 2 notas, mas elas constituem uma versão incompleta de acordes de três ou mais notas). Essa unidade sonora constitui uma unidade harmônica que, em sua relação com outros acordes, gera uma sequência harmônica.

A densidade harmônica de um acorde está diretamente relacionada ao número de notas que o constituem:

Curso Online: Leitura e escrita musical

Aprenda a ler e a escrever música na partitura e a escrever as suas ideias em música.

Solfejos rítmicos guiados e exercícios interativos.

As tríades
Criadas pela sobreposição de dois intervalos de terças, as tríades podem ser consideradas como a menor unidade harmônica “completa”. A figura abaixo indica as quatro tríades principais e suas possíveis indicações através das cifras (em destaque, as cifras utilizadas nesse curso):


Curso de Percepção musical

Teoria e prática. Vídeos e exercícios interativos para suas habilidades auditivas de reconhecimento de intervalos melódicos e harmônicos.

 

As cifras
A cifra é o símbolo com o qual indicamos o acorde, e inicia com uma letra do alfabeto, que designa a fundamental do acorde:


À letra do alfabeto acrescentamos alguns símbolos para indicar a sua espécie (por exemplo: “m” minúsculo se a tríade for menor, “m(b5)” se a tríade for diminuta, etc.).
Se a fundamental do acorde for uma nota alterada (por exemplo ré bemol ou fá sustenido), o seu símbolo será indicado na cifra (respectivamente Db e F#).

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

 

Intervalos que compõem as tríades:


Outras tríades
Em algumas ocasiões é possível encontrar as seguintes cifras, referentes às tríades


Enquanto no acorde sus não está presente o terceiro grau do acorde, o símbolo add indica a adição de uma nota específica ao acorde.

Até a próxima!

Faça uma Pós-Graduação em Música Popular, reconhecida pelo MEC!
Escolher uma Pós-Graduação à distância é a melhor opção para quem precisa de flexibilidade de horário e de encurtar distâncias geográficas. Mas além disso, a modalidade EaD oferece a vantagem de valores mais acessíveis e grande qualidade! Escolha abaixo uma das opções de seu interesse e descubra todos os detalhes!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?