As muitas escalas do Blues

Escalas do blues

Por Turi Collura

Na semana passada apresentei as características do blues, falando de formas e das blue notes (para ler o artigo clique aqui).

Nessa nova publicação iremos falar das “Escalas do blues”. O título desse tópico gera certa curiosidade: existem diversas escalas? A resposta, já de antemão, é “sim”. Ao longo do estudo teremos a oportunidade de “saborear” sua sonoridade e de entender os seus mecanismos. Vamos começar esse estudo assistindo ao próximo vídeo.

Dois módulos progressivos. Músicas, walking bass, escalas e frases, voicings, coordenação motora.
Clique para saber mais

Fixando os conceitos
A escala mais simples a ser usada no Blues é a pentatônica menor. Oferece uma sonoridade bem característica.


Uma só escala (a penta-menor construída sobre o acorde I7) pode ser aplicada livremente à inteira estrutura harmônica do Blues, isto é, sobre todos os acordes da estrutura.


Logo, podemos acrescentar uma nota à escala: o #4 (ou b5).


Da mesma forma que com a escala anterior, podemos utilizar uma única escala (construída sobre o primeiro grau) sobre a inteira estrutura do Blues.

Qualquer gênero musical possui a própria bagagem de frases típicas. Isso é muito importante no Blues, em que as frases típicas constituem padrões melódicos recorrentes, facilmente reconhecíveis. Usando as duas escalas apresentadas acima é possível ter acesso a inúmeros padrões que fazem parte do repertório blues. Veja, na figura a seguir, alguns exemplos de frases típicas (todos os exemplos em C). Os exemplos são acompanhados por um áudio:


Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais

Analisando as escalas apresentadas
Podemos observar que se trata de duas escalas menores aplicadas a três acordes de dominante. Como isso é possível, em termos tonais? Vamos analisar a escala de C penta-menor à luz do acorde C7: observamos que o acorde tem 3ª maior e a escala possui 3ª menor. A imagem a seguir mostra as notas da escala em sua relação com cada acorde:


Quero evidenciar, nesse ponto, duas características do Blues, oriundas da cultura africana

A primeira diz respeito à ideia de termos diferentes camadas: temos um elemento fixo, uma camada fixa – a melodia – e uma camada mutante – a harmonia. Isso é muito interessante, é outra maneira de se realizar a ideia de tensão e resolução, de se realizar a ideia de afastamento e de volta ao centro.
A segunda característica diz respeito à entoação das blue notes: cada bloco abaixo pode ser visto como “elemento único”, onde, por exempo, b3 e 3 são um único fenômeno sonoro.


É interessante observarmos que a entoação do 3º grau da escala é sempre realizada com um glissando em direção ascendente, mesmo que estejamos percorrendo a escala de forma descendente, como mostra a figura a seguir:


Na escala apresentada acima acrescentamos o #4 (ou b5), que podemos considerar outra blue note. Logo acrescentamos mais duas notas à escala: os graus 2 e 6:

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI

Exemplos de frases que utilizam as notas b3 e 3:


Concluindo
No final desse percurso, temos uma escala quase cromática. Podemos ver a escala como uma escala maior (escala jônica) à qual acrescentamos notas blues nos graus 3, 5 e 7.
Podemos concluir que não existe “uma” escala de Blues, mas sim uma ampla gama de escalas que podem ser utilizadas em contextos e estilos diferentes para alcançarmos uma sonoridade blues.

Observamos, também, que a sonoridade do Blues não se reduz apenas às escalas utilizadas, mas sim a um rico repertório de frases características.

Uma curiosidade
O termo “Blues” faz referência a duas frases características que deram origem ao nome. A primeira é “to have the blue devils”, ao pé da letra “ter os diabos azuis” ou seja estar melancólico, saudoso, triste e, ao mesmo tempo, uma estar com uma certa raiva. De onde veio, também, a expressão “to be blue”. As letras dos antigos blues falavam, frequentemente com uma certa ironia, da liberdade dos negros, das condições econômico-sociais, das dificuldades do cotidiano e de sonhos de “terras prometidas”.

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?