Topo

Como montar o seu repertório musical

repertório musical

Como montar o seu repertório musical

Por Turi Collura

Se você toca um instrumento, provavelmente o seu estudo é composto por várias atividades: o estudo da técnica, da teoria musical, das escalas, dos acordes e arpejos, do estudo da harmonia, etc. Porém, isso tudo tem uma única finalidade: tocarmos músicas!

 

Seja qual for a razão, se para nossa realização pessoal, se para tocar junto aos amigos ou para tocarmos profissionalmente, o domínio de um repertório musical é um desejo e um objetivo para todos nós!

Já aconteceu com você?

Numa reunião entre amigos ou familiares, alguém formula, para você, aquela fatídica frase: “toca alguma música”. É muito bom poder aceitar e começar a tocar quando temos um repertório musical na ponta dos dedos, especialmente se não dependemos de folhas com partituras e cifras. Como alcançar isso?

Como escolher as músicas

Papel e lápis à mão, escolha com seu coração, afinal, se trata do seu repertório musical! Escolha de acordo com o seu gosto, pois é provável que você irá tocar essas músicas por bastante tempo. Escolha, também, segundo as suas capacidades de execução, não coloque objetivos muito difíceis à sua frente.

Repertório para Violão e Guitarra

 

Aqui você encontra músicas de diversos estilos popular, nacional e internacional, para você compor o seu repertório pessoal!

Uma música após outra

Aprenda uma música de cada vez, memorizando a sua forma, a melodia, os acordes e a letra. Familiarize-se com cada elemento que a compõe, conquiste por inteiro sua música, antes de passar ao estudo da próxima.

Estude lentamente e com paciência

Estude em andamentos lentos buscando tocar a música do começo ao fim sem muitas falhas. Se possível, use um metrônomo para poder medir, de forma precisa, a velocidade confortável para isso. Aumente a velocidade aos poucos.

Repetição

A repetição é o fator mais importante para memorizarmos. Toque as músicas com regularidade para fixá-las na sua memória de longo prazo. Aprendeu uma ou duas músicas? Enquanto estuda a terceira, continue tocando as que já aprendeu. Quando mais músicas tiver aprendido, mais importante será praticá-las… então repita bastante.

Repertório para Piano e Teclado

 

Aqui você encontra músicas de diversos estilos popular, nacional e internacional, para você compor o seu repertório pessoal!

Preparar uma apresentação

Uma pequena audição ou um concerto num teatro necessitam dos mesmos elementos: o repertório, a sua organização (a ordem das músicas) e uma pequena interação com o público.

A ordem das músicas

Qual é a música ideal para começar ou para terminar uma apresentação? Não existe uma regra para isso. A escolha depende de vários fatores, como o tipo de repertório ou o gosto pessoal do músico. Porém, vale a pena organizar o repertório musical de forma a criar variedade. Alterne uma música lenta com outra mais rápida, por exemplo. Outra coisa interessante pode ser a de não tocar músicas que estejam na mesma tonalidade. O que vale é valorizar as diferenças.

A relação com seu público

Organizou as músicas do repertório? Estudou todas e está preparado para tocar? Não se esqueça de que a relação com seu público é importante. Os ouvintes esperam que você fale com eles, que lhes conte alguma coisa… afinal eles querem saber sobre você. Grandes nomes da música chegam a ensaiar suas falas, acredita?! Se você não tiver tanta certeza de que irá fazer isso com espontaneidade, ensaie algumas ideias, escreva-as num papel. Sobre o que falar? Pode ser interessante falar sobre as músicas do repertório, suas escolhas ou contar algum “caso” engraçado. Seja criativo, seja você mesmo.

Mãos à obra, então, para criar seu repertório musical com alegria e liberdade!

Escolha agora seu curso online e comece a estudar gratuitamente!

Assinaturas dos cursos online
Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Deixe seu comentário