Como montar o seu repertório musical

Por Turi Collura

Se você toca um instrumento, provavelmente o seu estudo é composto por várias atividades: o estudo da técnica, da teoria musical, das escalas, dos acordes e arpejos, do estudo da harmonia, etc. Porém, isso tudo tem uma única finalidade: tocarmos músicas!

Seja qual for a razão, se para nossa realização pessoal, se para tocar junto aos amigos ou para tocarmos profissionalmente, o domínio de um repertório musical é um desejo e um objetivo para todos nós!

Já aconteceu com você?
Numa reunião entre amigos ou familiares, alguém formula, para você, aquela fatídica frase: “toca alguma música”. É muito bom poder aceitar e começar a tocar quando temos um repertório musical na ponta dos dedos, especialmente se não dependemos de folhas com partituras e cifras. Como alcançar isso?

Como escolher as músicas
Papel e lápis à mão, escolha com seu coração, afinal, se trata do seu repertório musical! Escolha de acordo com o seu gosto, pois é provável que você irá tocar essas músicas por bastante tempo. Escolha, também, segundo as suas capacidades de execução, não coloque objetivos muito difíceis à sua frente.

Uma música após outra
Aprenda uma música de cada vez, memorizando a sua forma, a melodia, os acordes e a letra. Familiarize-se com cada elemento que a compõe, conquiste por inteiro sua música, antes de passar ao estudo da próxima.

Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!

Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI


Estude lentamente e com paciência

Estude em andamentos lentos buscando tocar a música do começo ao fim sem muitas falhas. Se possível, use um metrônomo para poder medir, de forma precisa, a velocidade confortável para isso. Aumente a velocidade aos poucos.

Repetição
A repetição é o fator mais importante para memorizarmos. Toque as músicas com regularidade para fixá-las na sua memória de longo prazo. Aprendeu uma ou duas músicas? Enquanto estuda a terceira, continue tocando as que já aprendeu. Quando mais músicas tiver aprendido, mais importante será praticá-las… então repita bastante.

Preparar uma apresentação
Uma pequena audição ou um concerto num teatro necessitam dos mesmos elementos: o repertório, a sua organização (a ordem das músicas) e uma pequena interação com o público.

Conheça o curso mais completo
de Harmonia Popular

Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais


A ordem das músicas
Qual é a música ideal para começar ou para terminar uma apresentação? Não existe uma regra para isso. A escolha depende de vários fatores, como o tipo de repertório ou o gosto pessoal do músico. Porém, vale a pena organizar o repertório musical de forma a criar variedade. Alterne uma música lenta com outra mais rápida, por exemplo. Outra coisa interessante pode ser a de não tocar músicas que estejam na mesma tonalidade. O que vale é valorizar as diferenças. 

A relação com seu público
Organizou as músicas do repertório? Estudou todas e está preparado para tocar? Não se esqueça de que a relação com seu público é importante. Os ouvintes esperam que você fale com eles, que lhes conte alguma coisa… afinal eles querem saber sobre você. Grandes nomes da música chegam a ensaiar suas falas, acredita?! Se você não tiver tanta certeza de que irá fazer isso com espontaneidade, ensaie algumas ideias, escreva-as num papel. Sobre o que falar? Pode ser interessante falar sobre as músicas do repertório, suas escolhas ou contar algum “caso” engraçado. Seja criativo, seja você mesmo.

Mãos à obra, então, para criar seu repertório musical com alegria e liberdade!

Veja tambémA importância de estudarmos o repertório“. Clique aqui

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?