Mapeando o braço do violão e da guitarra

Por Rafael Gurgel Costa, músico profissional e professor, aluno da Pós-Graduação em “Performance na música popular” do Terra da Música.

Mapear o braço do violão e da guitarra é essencial para que possamos tocar com mais fluidez, eliminar as lacunas e expressar nossa musicalidade sem bloqueios.

Ao olharmos para nosso instrumento pela primeira vez, podemos perceber uma certa complexidade em relação à identificação e à disposição das notas no braço.
Diferentemente do piano, onde podemos nos guiar pelos grupos de teclas pretas que nos permitem identificar mais facilmente as notas, o braço do violão se mostra quase como uma imensidão a ser explorada.

Porém, este que aparenta ser um grande labirinto para os violonistas e guitarristas, poderá ser desbravado com consciência e com a prática de alguns exercícios que ajudam a mapeá-lo por completo.

A partir daí, um novo mundo é descoberto, o que nos permite navegar com bastante tranquilidade na nossa incrível viagem musical.

CLIQUE e SIGA O INSTAGRAM de Rafael Gurgel: @rgurgel_music

CONHEÇA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM VIOLÃO E GUITARRA POPULAR

Os melhores cursos para seu desenvolvimento, com certificados profissionalizantes! São 13 cursos para uma formação completa, teórica e prática. Estude hamonia, técnica,improvisação, estilos musicais, chord melody e muito mais! Confira aqui

REVOLUCIONE A SUA MÚSICA DE VERDADE!
Com o VIOLÃO e GUITARRA MASTER é completamente possível tornar-se um violonista/guitarrista de alto nível estudando online com os cursos certos! Se o seu sonho é evoluir de verdade, sendo guiado por profissionais de alto nível, com um percurso organizado e sem perdas de tempo, você chegou no lugar certo! Participe do grupo de estudo dos alunos de violão e guitarra que estão se desenvolvendo nesse exato momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá em que podemos ajudar?