Now and Then: a última canção dos Beatles nascida em 2023

Por Turi Collura

Now and then - Beatles

Após uma jornada que durou cinco décadas, recentemente foi publicada a canção Now and Then, com a ajuda da inteligência artificial. Graças à tecnologia atual, a voz de John Lennon adquire nova vida. O pequeno documentário que propomos aqui é a história desse projeto (se precisar, coloque a legenda em português).

Now and Then é o produto de conversas e colaborações entre os quatro Beatles que continuam até hoje. A demo de John Lennon, há muito tempo mitificada, foi trabalhada pela primeira vez em fevereiro de 1995 por Paul, George e Ringo como parte do projeto The Beatles Anthology, mas permaneceu inacabada, em parte devido aos impossíveis desafios tecnológicos envolvidos no trabalho com o vocal que John havia gravado em fita nos anos 1970.

Durante anos, parecia que a música nunca seria concluída. Mas em 2022 houve uma nova oportunidade para dar continuidade ao trabalho: um sistema de software desenvolvido por Peter Jackson e sua equipe, usado durante toda a produção da série de documentários Get Back, finalmente abriu caminho para a separação do vocal de John da parte do piano. Como resultado, a gravação original pôde ser trazida à vida e trabalhada novamente com as contribuições de todos os quatro Beatles. Essa notável história de arqueologia musical reflete a infinita curiosidade criativa dos Beatles e o fascínio compartilhado pela tecnologia. Ela marca a conclusão da última gravação que John, Paul, George e Ringo farão juntos e celebra o legado da banda mais importante e influente da história da música popular.

NOW AND THEN: A HISTÓRIA DA CANÇÃO

Durante a década de 1970, Lennon compôs “Now and Then”, ao mesmo tempo em que produzia as músicas “Free as a Bird” e “Real Love”. Ele gravou a demo da canção inacabada na sua residência no edifício Dakota na cidade Nova Iorque ao redor de 1979.

No início de 1994, Paul McCartney foi presenteado com duas fitas da viúva de John Lennon, Yoko Ono. Elas continham gravações caseiras de canções de Lennon que nunca haviam sido concluídas ou lançadas comercialmente. Estas músicas foram lançadas posteriormente como “Free as a Bird” e “Real Love”, além de duas outras inéditas, “Grow Old With Me” e “Now and Then”. Em março de 1995, os três Beatles começaram a trabalhar em “Now and Then”, gravando uma parte de trilha sonora que seria usada como overdub. No entanto, após apenas dois dias de gravação, todas as atividades relacionadas à música foram interrompidas e os planos de um terceiro single foram definitivamente descartados.

De acordo com McCartney, George Harrison possivelmente não queria escrever novos versos para a canção. Jeff Lynne comentou que eles passaram um dia inteiro brincando e fazendo o backing track, mas não o concluíram. Além disso, a gravação original apresentava um defeito técnico. Igualmente à “Real Love”, havia um som que se ouvia durante toda a gravação, mas que estava mais forte na canção “Now and Then”, tornando mais difícil de ser removido.

Em 2005 e 2006, havia rumores de que McCartney e Starr lançariam uma versão completa da música no futuro. No dia 29 de abril de 2007, o Daily Express noticiou que pode ser lançado para coincidir com o catálogo dos Beatles e ser disponibilizado pela primeira vez como download digital. Mais tarde, em 2007, se dizia que McCartney estava planejando concluir a música como “Lennon/McCartney” escrevendo novos versos, adicionando novos ritmos a faixa gravada por Ringo Starr e usando gravações de arquivo da guitarra de Harrison.

No mês de abril de 2008, The Sun relatou que “estavam em curso discussões sobre o conclusão de ‘Now and Then’”. Desde então, essa história tem sido repetida por diversas fontes de música e entretenimento.

A demo original de Lennon é a única versão não oficial da canção disponível. Em fevereiro de 2009, a mesma gravação de Lennon foi lançada em um CD pirata, proveniente de uma fonte diferente, não contendo os “buzz” que interferiram na gravação dos Beatles da canção em 1995.

Um remix famoso de uma fa de 2007 intitulado “1995 edit” contém a performance original de Lennon com overdub instrumental por um artista sem nome especificado.

O IMPACTO DA ÚLTIMA MÚSICA DOS BEATLES NA MÚSICA E NA CULTURA

O lançamento da última música dos Beatles em 2023 reverberou através da indústria musical, provocando um frenesi de antecipação e entusiasmo entre fãs e críticos. O impacto imediato da música foi sentido não apenas nos gráficos de vendas e reproduções, mas também nas discussões fervorosas sobre seu significado e influência. A última música dos Beatles não apenas cimentou seu lugar na história da música, mas também reacendeu o interesse e admiração por uma banda que continua a moldar o panorama musical, mesmo após décadas de sua formação.

A influência da última música dos Beatles se estendeu para além do reino da música, infiltrando-se na cultura popular e inspirando uma nova geração de artistas e músicos. O legado dos Beatles, enraizado em seu compromisso com a inovação e autenticidade, encontrou uma nova expressão na última música, ecoando através de gêneros e fronteiras. O impacto duradouro da música dos Beatles continua a transcender o tempo e o espaço, mantendo-se como um farol de criatividade e excelência que continua a guiar e inspirar artistas e ouvintes em todo o mundo.

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?