Os acordes e as sequências mais utilizados no Rock

Acordes e harmonia no Rock

No âmbito da que chamamos de música popular, foi conduzido um estudo, nos EUA, que tinha por objeto 100 músicas de Rock. O objetivo do estudo era o de analisar quais acordes e quais sequências harmônicas eram mais utilizados.  O ponto de partida para a escolha das músicas foi o artigo publicado na revista Rolling Stone chamado “500 Greatest Songs of All Time“, em que uma equipe variada de jornalistas, críticos, músicos, etc elegeram as 500 melhores músicas de todos os tempos.

Os autores do estudo (Trevor de Clercq e David Temperley), publicado pela Eastman School of Music (NY-EUA) observam que os acordes I, IV e V são, decididamente, os mais utilizados. Fazem também uma estatística das sequências harmônicas mais comuns que terminam na tônica, chegando aos resultados que temos a seguir.

Veja as sequências e o número de vezes em que se apresentaram nas 100 canções escolhidas. Colocamos um áudio para você ouvir como cada uma soa, tente “entender” os movimentos harmônicos, “absorver” suas sonoridades, se possível tente cantar as fundamentais dos acordes.

Sequência harmônica: IV – V – I. Quantas vezes se apresenta: 352

Sequência harmônica: V – IV – I. Quantas vezes se apresenta: 292
Sequência harmônica: bVII – IV – I. Quantas vezes se apresenta: 146

Sequência harmônica: VIm – IV – I. Quantas vezes se apresenta: 126

Sequência harmônica: bVII – bVI – I. Quantas vezes se apresenta: 103

Sequência harmônica: bIII – bVI – I. Quantas vezes se apresenta: 66

Sequência harmônica: IIm – V – I. Quantas vezes se apresenta: 63

Sequência harmônica: bVI – bVII – I. Quantas vezes se apresenta: 60

Sequência harmônica: V – VIm – I. Quantas vezes se apresenta: 42

Sequência harmônica: IV – bVII – I. Quantas vezes se apresenta: 39

Uma coisa interessante apontada por De Clercq e Temperley é que, normalmente, os baixos dos acordes se baseiam, em sua maioria, nas fundamentais. Algumas vezes se encontram umas inversões (na 3ª, na 5ª ou na 7ª do acorde na voz do baixo), mas, de forma geral, a linha mais grave segue mesmo a fundamental dos acordes.

Curso reconhecido pelo MEC, 100% ONLINE. Estude na modalidade EAD com flexibilidade de horários e com o melhor custo-benefício!
Clique para saber mais

1. É claro que a amostra que vimos aqui se refere apenas a movimentos harmônicos de três acordes que terminam na tônica, e não esgotam a linguagem harmônica do Rock. Porém, pelo fato de ser as sequências mais utilizadas, vale a pena conhecê-las e aprender a reconhecê-las.

2. É evidente que a seleção das músicas publicada na revista Rolling Stone, que foi o ponto de partida do estudo conduzido por De Clercq e Temperley, é algo que reflete a comunidade anglófona, aliás, com algumas exceções, se remete basicamente apenas à música norteamericana. Observamos que na lista de música se encontram exclusivamente músicas em inglês, o que, por exemplo, exclui a produção de Rock brasileiro. Mas será que esse último empregaria harmonias diferentes?

3. Outra observação diz respeito ao fato de que o termo Rock abrange uma produção musical muito ampla e diversificada. Talvez possamos nos perguntar se a aplicabilidade das fórmulas apresentadas se daria para todo tipo de produção. A pergunta seria lícita. Todavia, acredito que a base harmônica que estamos considerando aqui seja mesmo “universal”, e que permaneça também ali onde existe uma harmonia mais rebuscada.

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?