Quem sabe tocar violão também sabe tocar guitarra? Entenda!

QUEM SABE TOCAR VIOLÃO TAMBÉM SABE TOCAR GUITARRA?

Neste artigo, vamos discutir se quem sabe tocar violão também sabe tocar guitarra e ver umas dicas que podem mudar seu futuro.

Esta é uma questão frequente entre os iniciantes. Muitos deles, por já tocarem violão, mas estarem interessados na guitarra, perguntam se será necessário reiniciar todo o processo de aprendizado. Outros, talvez por não terem dinheiro para comprar a guitarra e o amplificador, contemplam a possibilidade de desenvolver a técnica no violão para só depois migrar para a elétrica.

AFINAL, QUEM SABE TOCAR VIOLÃO TAMBÉM TOCA GUITARRA?

Até um certo ponto, podemos dizer que sim. Há uma grande região de interseção entre os instrumentos, e qualquer um que toque violão conseguirá tirar algum som da guitarra. No entanto, há também muitas características particulares de cada um e que devem ser levadas em conta, podendo dificultar a adaptação.

ENTÃO TEM MUITA DIFERENÇA ENTRE TOCAR VIOLÃO E GUITARRA? QUAIS SÃO ELAS?

Há muitas diferenças entre os dois, tanto diferenças físicas quanto na forma de tocar, sendo estas, porém, bem menores quando se trata do violão com cordas de aço. E, por serem estas as diferenças físicas que levam a um jeito distinto de tocar, as diferenças entre o “violão folk” e a guitarra são menores.

No entanto, quando se trata do violão clássico, as diferenças são bem mais numerosas, como pode-se ver a seguir:

Braço do instrumento
Enquanto o violão clássico tem um braço mais grosso, a guitarra tem um braço bem fino. Isto torna mais fácil a execução de solos rápidos, já que torna-se possível tocar qualquer nota do braço, independentemente da posição da mão esquerda. Este é um fator facilitador da guitarra, porém pode causar estranhamento àqueles acostumados ao violão clássico. Em se tratando do “violão folk”, no entanto, não há grande diferença.

Cordas
São mais espaçadas entre si no violão clássico, menos espaçadas no violão folk e na guitarra. Isto torna os dedilhados, nestes últimos, mais desafiador, já que exige mais precisão dos dedos. São também, mais leves (nylon) e distantes do braço, no caso do violão clássico, o que pode trazer a impressão de que a guitarra é um instrumento “duro”.

Amplificador
Por ser um instrumento feito para ser amplificado, a guitarra requer uma técnica de mão direita que leve em consideração isto. O violão (independentemente do tipo), por ser essencialmente acústico, pede uma outra técnica. Em geral, quando se migra do violão à guitarra, há uma tendência de tocar leve demais e as dinâmicas ficarem desequilibradas.

 

O que é preciso então para começar a tocar guitarra?
Se então você sabe tocar violão e quer também saber tocar guitarra, é importante que tenha em mente que esse é um outro instrumento, e não uma simples versão do violão. A guitarra tem sua própria sonoridade, suas próprias técnicas e, embora similar ao violão folk, é tocada de maneira bem diferente. Tendo isto em mente, convém comprar uma boa palheta, um bom amplificador e, acima de tudo, um bom curso online com um bom professor (como os cursos do Terra da Música).

Para quem deseja iniciar nos estudos


Esse curso lhe guia na realização de seu sonho: aprender acordes, batidas e tocar muitas músicas se acompanhando.

Clique aqui e confira

Para quem quer se aprimorar!


Aprenda a montar a harmonia de qualquer música, a realizar acompanhamentos ricos no braço inteiro do instrumento.

Clique aqui e confira

Para quem é craque!


Chord Melody: para tocar violão e guitarra realizando, ao mesmo tempo, a melodia e a harmonia.

Clique aqui e confira

Todos os cursos do Terra da Música possuem certificado de conclusão.

Além dos cursos práticos de instrumento, oferecemos cursos complementares de teoria, harmonia, improvisação, etc.

Estude quando quiser, quanto quiser, onde estiver, sempre que desejar! Participe dos fóruns de discussão e estudo.

Venha estudar conosco!

CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM VIOLÃO E GUITARRA POPULAR

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou e impressionar sua família e amigos.
Dê play no vídeo para descobrir mais!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?