Por Turi Collura
No post de hoje, estudamos as tríades superiores que melhor representam cada modo derivado da escala maior. Vamos pegar Dó como nota fundamental de cada escala (C jônico, C dórico, C frígio, C lídio, etc).
Vamos isolar (exclusivamente) tríades maiores que “representem” cada escala do campo harmônico maior (Jônica, Dórica, Frígia..etc). Essas tríades maiores são, então, consideradas Estruturas Superiores, blocos sonoros sobrepostos ao acorde/escala. Vejamos:
Fixando os conceitos
Cada tipologia de escala pode trazer uma tríade maior “alternativa” sobreposta (ES), que traz uma sonoridade diferente. A vantagem da abordagem proposta reside na possibilidade de se construir harmonias e frases baseadas em elementos “verticais” a partir de outro ponto que não seja a fundamental do acorde, evidenciando assim, sonoridades diferentes. Revela-se interessante o fato da fundamental da tríade “alternativa” se apresentar defasada em relação à fundamental do acorde “real”.
Na tabela abaixo, são evidenciadas as tríades maiores “alternativas” que melhor podem representar cada escala do campo harmônico diatônico maior. Note como, mesmo quando se trata de uma escala menor (Dórica, Frígia, etc..), é possível construir tríades maiores a partir das notas que compõem cada escala (todos os exemplos a partir da fundamental Dó):
Conheça o LABORATÓRIO DE IMPROVISAÇÃO!
Aprenda as técnicas para improvisar ao Piano e Teclado e desenvolva a sua criatividade! Curso com aulas quinzenais ao vivo no zoom, plataforma online com vídeos, pdf e bases de áudio e grupo de estudo exclusivo. CLIQUE AQUI
Outras Estruturas Superiores
As Estruturas Superiores evidenciadas anteriormente são as que melhor representam a sonoridade de cada modo. Todavia, cada tipologia de escala contém, também, outras tríades maiores que, eventualmente podem ser utilizadas. Vejamos a seguir:
As novas tríades evidenciadas acima revelam a possibilidade de utilizar um número maior de combinações sobre cada escala. A tabela a seguir mostra as possibilidades relativas a cada escala do campo harmônico diatônico maior. À escala Jônica foi acrescentada a tríade sobre o segundo grau, característica da escala Lídia; essa tríade pode ser usada todas as vezes em que queremos enriquecer a sonoridade de um acorde maior 7M com um #4.
Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais