Harmonização e Rearmonização: diferença e exemplos

Por Turi Collura

Nesse artigo vamos falar sobre uma pergunta muito recorrente nos estudos de música:

“QUAL É A DIFERENÇA ENTRE HARMONIZAÇÃO E A REARMONIZAÇÃO?”

RESUMINDO OS CONCEITOS APRESENTADOS:

No processo de harmonização seguimos, basicamente, a harmonia original, escolhendo eventuais tensões não mostradas na cifra original (às vezes as tensões estão escondidas na melodia, outras vezes acrescentamos as tensões ao nosso gosto).

Na harmonização, ainda, podemos enriquecer a harmonia original através de algum acorde novo ou de alguma variação dos acordes originais.

Harmonizar, pode significar escolher a densidade e o tipo da harmonia a ser utilizada, por exemplo usar uma harmonia baseada nas tríades, nas tétrades, fazer ou não uso de tensões.

Pode significar, também, escolher a disposição das vozes dos acordes (por intervalos de quartas, de quintas, policordes, etc).

No processo de rearmonização criamos movimentos harmônicos novos, às vezes chegando a mudar, de maneira significativa, a harmonia original.

É claro que, muitas vezes, esses dois âmbitos não ficam rigorosamente distintos.

Por exemplo, enriquecer uma harmonia através de uma tonicização secundária (uma dominante secundária, uma cadência II-V secundária, um SubV7) é algo que transita entre os dois âmbitos, dependendo da frequência das tonicizações em relação à harmonia original, isto é, dependendo do impacto que as tonicizações têm sobre o resultado final.

A seguir, vamos fazer um exemplo de rearmonização, usando acordes de dominante:

No exemplo acima utilizamos a melodia dos primeiros cinco compassos interpretando-a como #9 do acorde. No exemplo a seguir vamos fazer uma re-harmonização por meio de tríades superiores sobre baixo. Essa segunda re-harmonização resulta ser mais “radical”:

Obviamente existem várias técnicas de harmonização e de rearmonização. Isso é o que estudamos no Curso Online de Harmonia Aplicada à Música Popular 

Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a um domínio total da harmonia tonal, modal e híbrida.
Clique para saber mais

LEIA TAMBÉM: COMO REARMONIZAR

Existem várias maneiras de fazer isso, que podemos dividir em dois grandes grupos:

1. rearmonizações tonais;

2. rearmonizações não-tonais.

Faça uma Pós-Graduação em Música Popular, reconhecida pelo MEC!
Escolher uma Pós-Graduação à distância é a melhor opção para quem precisa de flexibilidade de horário e de encurtar distâncias geográficas. Mas além disso, a modalidade EaD oferece a vantagem de valores mais acessíveis e grande qualidade! Escolha abaixo uma das opções de seu interesse e descubra todos os detalhes!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?