Topo

Harmonização e Rearmonização: diferença e exemplos

Rearmonização e harmonização: diferenças

Harmonização e Rearmonização: diferença e exemplos

Por Turi Collura

Nesse artigo vamos falar sobre uma pergunta muito recorrente nos estudos de música:

 

“Qual é a diferença entre Harmonização
e a Rearmonização?”

Resumindo os conceitos apresentados:

 

No processo de harmonização seguimos, basicamente, a harmonia original, escolhendo eventuais tensões não mostradas na cifra original (às vezes as tensões estão escondidas na melodia, outras vezes acrescentamos as tensões ao nosso gosto).

 

Na harmonização, ainda, podemos enriquecer a harmonia original através de algum acorde novo ou de alguma variação dos acordes originais.

 

Harmonizar, pode significar escolher a densidade e o tipo da harmonia a ser utilizada, por exemplo usar uma harmonia baseada nas tríades, nas tétrades, fazer ou não uso de tensões.

 

Pode significar, também, escolher a disposição das vozes dos acordes (por intervalos de quartas, de quintas, policordes, etc).

 

No processo de rearmonização criamos movimentos harmônicos novos, às vezes chegando a mudar, de maneira significativa, a harmonia original.

 

É claro que, muitas vezes, esses dois âmbitos não ficam rigorosamente distintos.

 

Por exemplo, enriquecer uma harmonia através de uma tonicização secundária (uma dominante secundária, uma cadência II-V secundária, um SubV7) é algo que transita entre os dois âmbitos, dependendo da frequência das tonicizações em relação à harmonia original, isto é, dependendo do impacto que as tonicizações têm sobre o resultado final.

 

Harmonia original da música All the things you are:

Harmonização ou enriquecimento harmônico:

 

 

A seguir, vamos fazer um exemplo de rearmonização, usando acordes de dominante:

No exemplo acima utilizamos a melodia dos primeiros cinco compassos interpretando-a como #9 do acorde. No exemplo a seguir vamos fazer uma re-harmonização por meio de tríades superiores sobre baixo. Essa segunda re-harmonização resulta ser mais “radical”:

 

 

Obviamente existem várias técnicas de harmonização e de rearmonização. Isso é o que estudamos no Curso Online de Harmonia Aplicada à Música Popular 

Conheça o curso de harmonia que muda a sua música!

Curso Online de Harmonia

 

Para TODOS os instrumentos. Quatro módulos progressivos que começam da base e chegam a conceitos avançados.

Leia também:

Como rearmonizar?

Existem várias maneiras de fazer isso, que podemos dividir em dois grandes grupos:

 

1. rearmonizações tonais;

2. rearmonizações não-tonais.

Rearmonização
Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Deixe seu comentário