Topo

Cinco razões para estudar Piano Blues

Veja o que alguns alunos do nosso curso online estão fazendo.
Estudar piano blues 5 razões

Cinco razões para estudar Piano Blues

Por Turi Collura

Você gosta de estudar piano popular mas não sabe por onde começar? Veja aqui cinco razões para começar agora mesmo a estudar Piano Blues!

1) Tocar Piano Blues é muito divertido. Algumas pessoas acham difícil tocar blues ao piano. O segredo é ter um percurso gradativo, que leve o aluno a desenvolver de forma progressiva, sem atropelar etapas.

 

Por isso dividimos o nosso curso em 2 módulos. O primeiro começa num nível pouco mais que iniciante, com coordenações e peças mais simples. Eu toco as músicas do módulo 1 com crianças de 9-10 anos ou adolescentes. Vários alunos do Terra da Música, que são, por sua vez, professores de piano, aplicam esses estudos com os mais jovens.

 

Vejamos aqui um exemplo:

2) O Piano Blues é ótimo para começar a improvisar. Um estudo progressivo das escalas de blues leva o aluno a soltar sua criatividade. No curso de blues aprendemos as escalas e, também, frases idiomáticas características. Aprendemos a manipulá-las, assim cada um cria “seus próprios blues”!

 

No vídeo a seguir, a aluna Nelinha Paterno improvisa usando alguns elementos estudos no módulo 1:

Curso Online de Piano Blues

 

Dois módulos progressivos. Músicas, walking bass, escalas e frases, voicings, coordenação motora.

.

3) Os estudos propostos no nosso curso levam o aluno a desenvolver a coordenação motora e a agilidade ao piano

 

Após concluir os dois módulos do curso, o aluno Ricardo Campos criou essa performance muito interessante! Veja a seguir:

4) O Blues tem uma forte ligação com outros gêneros musicais. Ele está à base do Jazz, por exemplo. O Boogie, que é um estilo de Blues tocado ao piano no começo do século XX, se transforma no Rhythm and Blues na metade do século e, sucessivamente dá vida ao pianismo Rock and Roll. No módulo 2 estudamos essas vertentes!

5) Como canta Rita Lee, “agora só falta você”. Sim! Isso mesmo!! Só falta você entrar no curso, estudar Piano Blues, aprender e se divertir!!

 

A seguir vai uma minha performance (o efeito “tempos antigos” do vídeo foi para dar uma volta ao passado):

Estude música online… comece agora mesmo!!

Assinaturas dos cursos online
Turi Collura

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior. Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês. Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Sem comentários

Deixe seu comentário