A perspectiva vertical na harmonia: o acorde como unidade sonora

Por Turi Collura

Em nosso Curso de Harmonia Aplicada à Música Popular, iniciamos os estudos pelo que chamamos de perspectiva vertical. Estudamos então o acorde como entidade sonora.
Vamos assistir ao vídeo:

Fixando os conceitos:
O acorde é composto por um grupo de notas que soam simultaneamente. É uma unidade sonora, formada de, no mínimo 3 sons (certamente, podemos ter harmonias compostas por 2 notas, mas elas constituem uma versão incompleta de acordes de três ou mais notas). Essa unidade sonora constitui uma unidade harmônica que, em sua relação com outros acordes, gera uma sequência harmônica.

Densidade harmônica
A densidade harmônica de um acorde está diretamente relacionada ao número de notas que o constituem:

Do ponto de vista tradicional, definimos o acorde como um grupo de notas que soam simultaneamente e que é obtido pela sobreposição de intervalos de terça. É dessa forma que a harmonia ocidental se desenvolveu: a partir da tríade, acrescentando outros intervalos de terça, obtemos acordes com 7a, 9a, 11a, 13a.

O acorde pode não seguir a lógica dos intervalos de terça. Nesse sentido, um grupo de notas, como mostra a figura a seguir, pode ser considerado um acorde.

 Podemos ter, ainda, outros sistemas de formação harmônica, como a harmonia por quartas, por exemplo, ou a harmonia por quintas (figura ao abaixo):

 

TOQUE COMO UM PROFISSIONAL!

PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLETA EM PIANO POPULAR.

Liberte a sua criatividade! Aprenda a tocar todas as músicas que sempre sonhou, fazer arranjos, improvisar, harmonizar, acompanhar em diversos estilos, tocar em grupo e em piano solo. Dê play no vídeo para descobrir mais!

São mais de 26 cursos pelo preço de 1!

COM AULAS AO VIVO QUINZENAIS

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:

O diferencial de que sua carreira precisa

Invista na sua carreira e na sua música destacando-se no mercado de trabalho! Os nossos cursos de Pós-Graduação e de Extensão Universitária são 100% Online e são voltados à formação profissional de docentes e profissionais da música que querem se aprofundar na área da Música Popular.

O Terra da Música oferece cursos reconhecidos pelo MEC, cursos profissionalizantes para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e ampliação da sua rede de contatos. Você tem liberdade geográfica e de tempo para estudar quando quiser! Essa é a melhor maneira de aprender!

Quer falar conosco?
Tel.: (11) 97378-0430

Copyright © 2022 Terra da Musica Cursos

Termos de Uso | Política de Privacidade

Olá em que podemos ajudar?